Sentimentos mais frequentes em mulheres acometidas pelo câncer de mama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O câncer de mama representa uma das maiores causas de morte em mulheres, tanto nos países desenvolvidos quantos nos países em desenvolvimento, sendo relativamente rara antes dos 35 anos de idade (MINISTÉRIO DA SAÚDE/INCA, 1996). No Brasil, o câncer se apresenta como uma expressiva causa de mortalidade e segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (MINISTÉRIO DASAÚDE/INCA, 2003), para o ano de 2003, no Brasil, estima-se que o câncer de mama feminino seja o segundo tipo de câncer mais incidente, com 28.340 casos. Esse tipo de neoplasia maligna será, ainda, o de maior taxa de incidência entre a população feminina brasileira, com 33,58 em 100.000 mulheres.
Atualmente, no Brasil, apenas 3,4% dos casos de câncer de mama são detectados na fase inicial, enquanto 60% sãodiagnosticados em casos avançados, quando a doença já se tornou incurável (MINISTÉRIO DA SAÚDE/INCA, 2003).
Estudos epidemiológicos indicam que fatores ambientais são responsáveis por, pelo menos, 80% da incidência do câncer de mama. Fatores genéticos representam de 5% a 7% de sua etiologia, porém, quando se apresenta antes dos 35 anos, esta frequência chega a 25% ((MINISTÉRIO DA SAÚDE/INCA,2003). Diante de todos esses dados, por sua alta frequência e pelas repercussões psicológicas que acarreta, o câncer de mama é o mais temido pelas mulheres, uma vez que que afeta a percepção da sexualidade e da própria imagem corporal (MINISTÉRIO DA SAÚDE/INCA, 1996). Se detectado precocemente, por meio do autoexame das mamas ou mamografia – procedimentos que devem ser realizados regularmente – ocâncer de mama pode ter seus efeitos atenuados, devido ao registro de tumores primários menores e número reduzido de linfonodos axilares invadidos pela massa tumoral (MINISTÉRIO DA SAÚDE/INCA, 2003).
São várias as modalidades de tratamento em seus aspectos tumorais, que incluem a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia, a hormonoterapia, a imunoterapia e a reabilitação. Geralmente, o tratamentodo câncer requer a combinação de mais de um método terapêutico, o que aumenta a possibilidade de cura, diminui as perdas anatômicas, preserva estética e a função dos órgão comprometidos (MINISTÉRIO DA SAÚDE/INCA, 1996). Essas modalidades de tratamento são bastante eficazes, uma vez que são capazes de controlar o tumor primário e suas complicações. No entanto, o planejamento terapêutico do pacientecom câncer deve incluir um conjunto de cuidados, dos quais a conduta clínica e/ou cirúrgica é apenas uma parte. Assim, a “reabilitação tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Deve procurar atender às necessidades específicas de cada paciente, com medidas que visem à restauração anatômica e funcional, ao suporte físico e psicológico e à paliação de sintomas”(MINISTÉRIO DA SAÚDE/INCA, 1993, s/p).
O diagnóstico de câncer confronta o sujeito com a questão do imponderável, da finitude e da morte. Como toda doença potencialmente letal, traz a perda do corpo saudável, a perda da sensação de invulnerabilidade e a perda do domínio sobre a própria vida. Reconhecer os principais sentimentos que as mulheres acometidas pelo câncer de mama têm da doença e dotratamento, é algo considerado extremamente relevante para que as pessoas de seu convívio social e os profissionais de saúde possam compreender essa etapa tão complexa na vida da mulher.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Investigar os sentimentos e experiências mais comuns vivenciados pelas mulheres acometidas pelo câncer de mama.

2.2 Objetivos Específicos

* Registrar as experiênciasvividas pelas mulheres portadoras de câncer de mama;
* Conhecer seus sentimentos mais frequentes.

3. PROBLEMATIZAÇÃO

* Quais os sentimentos mais constantes nas mulheres acometidas pelo câncer de mama?

4. HIPÓTESES

Muitas construções culturais acerca do diagnóstico da doença ainda fazem com que a mulher sinta que está recebendo uma sentença de morte. Surgem então o medo...
tracking img