Arquitetura de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERENCIAL TEÓRICO

Linguagem Assembly

Assembly é uma linguagem de baixo nível que se aproxima de linguagem de maquina, ou seja, depende do hardware. Ela permite que o programador utilize símbolos no lugar de números que simbolizam as fases de processamento de instruções, registradores do processador, posições de memória e recursos de outra língua. Podemos dizer que pilota diretamente a CPUdo computador. Isto não significa que seja menos eficiente que uma linguagem chamada de alto nível: são apenas modos distintos de se programar e níveis diferentes de atuação.
Assembly surgiu na década de 50, os computadores eram da primeira geração de válvulas. A idéia de linguagem de assembly era usar um comando substituindo a cada instrução de maquina. Ao invés de usar instruções como10110011001 poderiam memorizar como Add, Div, Mul, Or, etc. E deste modo criando variáveis ocupando um baixo espaço na memória RAM para guardar informações, tudo que o processador interpreta tem que ser descrito pelo programador. Portanto assembly manipula as instruções e endereços de memória tornando trabalhoso.
A segunda geração a linguagem assembly libertou as dificuldades de lembrar códigosnuméricos e calcular endereços. É um mero padrão de bit, tornando legível valor em bruto por símbolo chamado de mnemoônicas. A conversão de linguagem assembly para linguagem maquina é chamada de montagem e feita por um programa chamado assembler. Instruções típicas:

ORG 100
LDAA # $10
END

Essa linguagem é também classificada como linguagem de segunda geração, e, assim como a linguagem de máquina,é considerada uma linguagem de baixo nível.
A terceira geração projetada para ser de fácil entendimento humano, exemplo com variáveis com nomes:

COMPUTE COMISÃO = VENDA *0,5

Linguagens Modernas (Basic,C, C++) são de terceira geração.

Na década de 80 foi substituída pelas linguagens de alto nível, possuía uma estrutura mais Próxima da linguagem humana tornando mais fácil de serem lidos eescritos, (como C, Pascal, Delphi, Kylix, Visual Basic etc). A quarta geração a idéia e de desenvolvimento de software comercias de negócios, tendo em vista um resultado imediato. A diferença da quarta geração das demais é que descreve o que você quer que seja feito e as outras descreve como fazer algo. A linguagem mais popular é SQL (structured query language) manipula e consulta de bancos dedados.
Nos dias de hoje assembly é muito usada para manipulação direta de hardware e para sistema que precisam de desempenho critica, sistema de tempo real e sistemas embarcados são exemplos de aplicativos que utilizam assembly.

Segundo José Augusto N. G. Manzano, “Conhecer a linguagem assembly é conhecer a verdadeira liberdade de programar um computador”.

1 - Arquitetura x86

Montadores(Assemblers)

* Proprietário
MASM (Microsoft Macro Assembler)
Empresa: Microsoft
Licença: Microsot EULA
WEB site: www.masm32.com/masmdl.htm

* Open Source
FASM (Flat Assembler)
Empresa: Tomasz Grysztar
Licença: BSD
Web site: flatassembler.net

GAS (GNU Assembler)
Empresa: Projeto GNU
Licença: GNU General Public License v3
Web site: www.gnu.org/software/binutils
Exemplo deCódigo
Neste Wiki todos os códigos estarão na sintaxe do FASM.
O famoso "Hello World" em assembly:
; fasm
org 100h ; Diz ao montador qual é o endereço inicial do programa.

mov dx, msg ; Move o endereço de MSG para DX.
mov ah, 9h ; Mostra a string apontada por DX
int 21h ;Executa a instrução anterior.

mov ah, 4Ch ; Terminar o programa
int 21h ; Executa a instrução anterior.

msg db 'Hello world!$'

2 - Arquitetura Risc

A idéia do RISC era de produzir maquinas com conjunto reduzido de instruções como no inicio da era dos computadores onde os mesmos possuíam poucas...
tracking img