sentidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTR DE MINAS GERAIS - CAMPUS SALINAS





JOÃO VICTOR ARAÚJO SANTANA
KEYTIANE MARDEN BANDEIRA ROCHA
LARISSA MIRANDO ARAÚJO
LEANDRO DIAS DE OLIVEIRA
WERIK PEREIRA DIAS





Os Sentidos – Paladar







Salinas – MG
2014
JOÃO VICTOR ARAÚJO SANTANA
KEYTIANE MARDEN BANDEIRA ROCHA
LARISSAMIRANDO ARAÚJO
LEANDRO DIAS DE OLIVEIRA
WERIK PEREIRA DIAS






Os Sentidos- Paladar



Pesquisa apresentada à Professora Daniela Caetano Cardoso como requisito avaliativo referente às aulas do primeiro bimestre da disciplina Tecnologia e Processamento de Leites e Derivados.










Salinas – MG
2014





























O que vocênão vê com os seus olhos, não testemunhe com a sua boca.


SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO
Caminhamos sobre um mundo, onde prazer e semeado de diversas maneiras. Estes para que fossem compreendidos tivemos que lapidar nossos sentidos. A cada gosto, cheiro, som, visão, toque novos criamos em nosso cérebro um banco de dados para armazenagem dessas experiências. Estas novas sensações serãosubmetidas a sensações posteriores semelhantes que com resultado obtido na primeira experiência julgaremos o nível de satisfação das próximas. Dessa forma os sentidos nos permitido viajar por mundo totalmente invisível sem eles e senti-los sem sua fonte natural, atreves de lembranças como do cheiro do primeiro amor. Estas ferramentas humanas foram implantadas com sucesso em áreas de certificação dequalidades de produtos, para provação destes, visando um resultado rápido e influente.

2. VISÃO GERAL DO SABOR
O paladar é um dos sentidos químicos. Em primeiro lugar, a maioria das pessoas confunde paladar e sabor. Paladar é uma sensação química percebida pelas células receptoras especializadas que formam os botões gustativos. Sabor é uma fusão de várias sensações. Para sentir o sabor,o cérebro interpreta não apenas os estímulos gustativos (paladar), mas também os estímulos olfativos (olfato) e as sensações térmicas e tácteis.
O paladar começa com a sensação na forma de impulsos eléctricos, apesar dos sentidos se tornarem percepções, como toque, visão ou paladar, apenas quando chegam ao cérebro. Estímulos diferentes ativam diferentes receptores sensoriais. Os estímulosquímicos ativam os quimiorreceptores responsáveis pelas percepções gustativas e olfativas. Como o paladar e o olfato são reações à formação química das soluções, os dois sentidos estão estritamente relacionados - com certeza que já reparaste que quando tens o nariz entupido, não consegues saborear os alimentos. Os quimiorreceptores, nos seres humanos, que detectam o paladar são as células receptorasgustativas, existentes nas papilas gustativas.
Uma vez que um estímulo ativa o impulso gustativo, as células receptoras formam sinapses com os neurónios, transmitindo impulsos eléctricos até à área gustativa do córtex cerebral. O cérebro interpreta, assim, as sensações do paladar.

3. A GUSTAÇÃO (PALADAR)
Os sentidos gustativo e olfativo são chamados sentidos químicos, porque seus receptores sãoexcitados por estimulantes químicos. Os receptores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.



O receptor sensorial dopaladar é a papila gustativa. É constituída por células epiteliais localizadas em torno de um poro central na membrana mucosa basal da língua. Na superfície de cada uma das células gustativas observam-se prolongamentos finos como pêlos, projetando-se em direção da cavidade bucal; são chamados microvilosidades. Essas estruturas fornecem a superfície receptora para o paladar.Observa-se entre as...
tracking img