Sensoriamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

ALOS ("Daichi") era um satélite japonês de observação da Terra, desenvolvido pela JAXA (anteriormente NASDA), fabricado pela NEC, Toshiba e Mitsubishi Electric Corp. O objetivo da missão era proporcionar a comunidade de usuários com dados de resolução suficiente para ser capaz de gerar mapas de escala 1:25.000.
O satélite contava com três sensores que forneciam dados de altaresolução dados podem, até hoje, serem utilizados para aplicações tais como mapeamento cartográfico, monitoramento ambiental e de risco (em 48 horas).
Tendo desenvolvido uma anomalia de geração de energia e incapaz de recuperar a comunicação com o satélite, JAXA decidiu concluir as operações com a nave espacial e terminou a missão. ALOS foi desativado em 12 de maio de 2011.
Vários produtosderivados do ALOS devem contribuir amplamente para o avanço da ciência, bem como para campos de aplicação, tais como gestão de recursos naturais, monitoramento de desastres e mitigação de danos e, planejamento e desenvolvimento regional. O programa de ciência ALOS visa promover pesquisas tanto "científica" quanto de "aplicação" que devem fornecer como produtos, dados para usos práticos em curto prazo.2. SATÉLITE

O satélite Advanced Land Observing Satellite - ALOS, originalmente em japonês chamado DAICHI, foi lançado em 24 de janeiro de 2006 pela Japan Aerospace Exploration Agency – JAXA, no centro espacial de Tanegashima (Japão) por um foguete H-IIA e entrou na fase operacional de fornecimento de dados ao público em 24 de outubro de 2006.
O programa japonês de satélites de observação daTerra consiste de duas séries: a de satélites utilizados principalmente para observação atmosférica e marinha, e a de satélites utilizados para observação dos continentes. O ALOS, que sucede aos satélites JERS-1 (Japanese Earth Resources Satellite-1) e ADEOS (Advanced Earth Observing Satellite) na família dos satélites de observação dos continentes, com tecnologia aprimorada foi criado para serusado para cartografia, monitoramento e exploração de recursos naturais. A ele, foram incorporadas características necessárias aos satélites modernos de alta resolução: a grande velocidade e capacidade de tratamento dos dados e a precisão avançada na determinação de seu posicionamento espacial.
O sistema foi desenvolvido prioritariamente para fomentar pesquisas científicas e aplicadas na área desensoriamento remoto e prover o Japão e países da Ásia do Pacífico com dados cartográficos que pudessem oferecer subsídios ao estudo de temas ligados ao desenvolvimento sustentável, monitoramento de desastres e recursos naturais.
O satélite ALOS tem 3.5m de largura por 4.5m de comprimento e 6.5m de altura, os  seus painéis solares medem  22m x 3m, o seu peso bruto é de perto de 4 toneladas, o quefaz dele um dos maiores satélites de Observação da Terra. Sua orbita heliosíncrona lhe permite cobrir toda a superfície terrestre, com exceção dos polos, e assegurar as mesmas condições de iluminação para a área imageada. O tempo de duração de sua orbita é de 98,7 min. Está a 691,65 km de altitude numa inclinação de 98,16º. Sua Resolução Temporal, que é o período que o satélite leva para imagear amesma área, é de 46 dias.
A plataforma carrega três sensores: PRISM (Panchromatic Remote-sensing Instrument for Stereo Mapping), com 2,5m de resolução espacial, e que compreende três sistemas ópticos, para medição precisa das elevações; AVNIR-2 (Advanced Visible and Near Infrared Radiometer type 2), com resolução de 10m, para observação da cobertura e uso do solo; PALSAR (Phased Array L-bandSynthetic Aperture Radar), com resolução de 10-100m, para observação da Terra em qualquer condição atmosférica, de dia ou de noite. Estes sensores devem adquirir imagens com posicionamento compatível com escala 1:25.000, sem uso de pontos de controle no terreno, devido ao avançado sistema de controle de órbita e atitude do ALOS, baseado em um receptor GPS de dupla frequência e rastreador de...
tracking img