Sensoriamento remoto

Páginas: 12 (2847 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014





LUCIANA FERREIRA GONÇALVES




SENSORIAMENTO REMOTO
ATIVIDADE











INCONFIDENTES – MG
MAIO/2014
Instituto Federal Sul de Minas – Campus Inconfidentes
Curso: Superior em Gestão Ambiental
Disciplina: Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
Período: 6º
Professor: M.Sc. Márcio Luiz da Silva
Acadêmicos: Luciana Ferreira Gonçalves RA: 2864.
Atividades1. (Concurso Pesquisador IMB 2013 – Geoprocessamento). Observe a figura abaixo.

Sobre comprimento de onda eletromagnética e faixas espectrais utilizadas pelo sensoriamento remoto orbital, verifica-se que a faixa espectral do

a) infravermelho refletido (IV Refletido) recebe maior quantidade de energia do Sol, logo é a que apresenta a menor interferência atmosférica e, consequentemente, é amais utilizada pelo sensoriamento remoto.
b) visível e infravermelho emitido (Termal) apresentam o Sol como fonte principal de energia, e, consequentemente, com menor interferência atmosférica.
c) visível recebe maior quantidade de energia do Sol, logo é a que apresenta a menor interferência atmosférica e, consequentemente, é a mais utilizada pelo sensoriamento remoto.
d) visível recebe muitainterferência atmosférica e, consequentemente, é a menos empregada pelo sensoriamento remoto.

02. (Concurso Pesquisador IMB 2013 – Geoprocessamento). Sobre as interações espectrais da energia eletromagnética com a superfície da Terra, verifica-se que
a) irradiância e a reflectância se referem, respectivamente, à energia incidente do Sol e à energia refletida para a atmosfera/sensor.
b) airradiância se refere à energia irradiada dos alvos para a atmosfera/sensor, enquanto a absortância se refere à absorção da energia solar por parte de alguns alvos na natureza.
c) irradiância e radiância são palavras sinônimas para indicar a irradiação solar sobre os alvos na superfície.
d) a transmitância se refere à energia transmitida pelo Sol para a superfície terrestre/sensor.

03. (ConcursoPesquisador IMB 2013 – Geoprocessamento). O gráfico da figura abaixo representa a assinatura espectral para dois alvos na superfície terrestre.

Considerando-se este gráfico, constata-se que o comportamento espectral representado pela curva
a) “A” indica uma superfície com vegetação de elevada taxa fotossintética (elevado albedo), enquanto a curva “B” indica uma superfície com maior exposiçãode solos arenosos.
b) “B” indica a presença de uma vegetação seca, com elevada reflectância no Infravermelho Próximo (IV Próximo).
c) “B” indica uma superfície com solo com maior teor de matéria orgânica, com baixa reflectância em todas as faixas do espectro eletromagnético.
d) “A” indica uma superfície com uma maior exposição de solos arenosos, enquanto a curva “B” indica um alvo de vegetaçãocom elevada taxa fotossintética.

04. (Concurso Pesquisador IMB 2013 – Geoprocessamento). Filtragem é um processo de purificação ou retirada de impurezas. Esse conceito também pode ser aplicado a imagens digitais. Filtrar uma imagem significa gerar uma nova imagem, na qual alguns atributos ou grupos de atributos são realçados e caracterizados. O filtro passa-baixa, utilizado no tratamento deimagens de satélite, é aquele que:
a) suaviza os dados, removendo as variações de alta frequência.
b) é projetado para separar detalhes em um plano matricial que pode ser obscurecido por células da grade vizinha que contém valores de atributos relativamente similares.
c) acentua qualquer diferença entre a célula central e a média de seus quatro vizinhos adjacentes, realçando áreas relativamenteuniformes.
d) usa núcleos que permitem a passagem de informações de alta frequência.

05. (Concurso Pesquisador IMB 2013 – Geoprocessamento). Um método de classificação digital de imagens de satélite, que apresente as fases de (a) extração de amostras para treinamento de algoritmo, (b) classificação e (c) mapeamento é denominado de método de classificação
a) supervisionada/automática
b)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sensoriamento remoto
  • Sensoriamento remoto
  • Sensoriamento remoto
  • Sensoriamento remoto
  • sensoriamento remoto
  • sensoriamento remoto
  • Sensoriamento Remoto
  • Sensoriamento Remoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!