Sensores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 9 - SENSORES

Revisão sobre resistência, indutância e capacitância.

Resistência elétrica


A resistência elétrica e uma das grandezas que esta sempre presente na eletricidade.
Conforme a quantidade de elétrons livre de um material ele será bom ou mal condutor. Quanto mais elétrons livres um material possui, menor será a sua oposição a passagem da corrente elétrica,dizemos que sua resistência é baixa. Se um material possui poucos elétrons livres, dizemos que sua resistência é alta.
A resistência de um material é medida em OHMS que é representado pela letra grega “Ω”. O Ohm é a unidade de medida da resistência e a resistência elétrica é representada pela letra “R”.
A resistência de um condutor depende de quatro fatores, são eles:

Comprimentodo condutor

Quanto maior for o comprimento do condutor maior será a sua resistência.

Área da seção reta


Quando maior for a seção reta (grossura) de um condutor menor será a resistência.
Em outras palavras, quanto mais grosso o fio menos resistente ele será.

Natureza do material condutor


Cada material possui propriedades distintas e oferece maior oumenor resistência a passagem da corrente elétrica, o ouro é um condutor melhor que o cobre.

Temperatura do condutor

Na maioria dos materiais quanto mais alta a temperatura maior é a resistência que ele apresenta.


O resistor


Componente eletrônico usado para oferecer resistência a passagem dos elétrons em um circuito. Os resistores mais comuns são os resistores de carbonotambém chamados de resistores de carvão.
Existem basicamente dois tipos de resistores, os fixos cuja resistência oferecida não se altera e os variáveis onde é possível modificar a resistência oferecida dentro de uma escala pré-estipulada.
A figura abaixo mostra os resistores fixos:

[pic]



O resistor acima é identificado por quatro faixas coloridas, no seu corpo.Identificar o significado destas cores para saber qual a resistência oferecida pelo componente à passagem dos elétrons, basta ler com atenção a explicação a seguir:








As duas primeiras cores formam um numero a terceira cor é o agente multiplicador e a quarta cor é a tolerância do resistor.
Tolerância é na verdade uma margem de erro, neste caso se o resistor possuitolerância de 5% e sua resistência é de 10 ohms ele pode variar entre 9,5 e 10,5 ohms de resistência à passagem dos elétrons.
Ex.: Um circuito precisa de uma resistência de 4500 ohms. Como identificar este resistor.?


Em primeiro lugar deve-se olhar a tabela a seguir.


Já se sabe que o primeiro e segundo anéis são para a formação dos números, então devemos procurar as cores noprimeiro anel que represente o número quatro e no segundo anel à cor que represente o número cinco. Observa-se que só os dois primeiros anéis se relacionam com os números.
Ao olhar à Tabela abaixo vamos encontrar a cor AMARELA para o número QUATRO e a cor VERDE para o numero CINCO formando assim o número 45. Precisamos agora encontrar o multiplicador que em nosso exemplo é 100. 45x100 =4.500 e na Tabela notaremos que a cor referente ao multiplicado 100 é o VERMELHO. Como nosso circuito não exige precisão podemos usar tolerância de 10% e a cor referente é o PRATEADO.
O resistor que precisamos usa as seguintes cores: AMARELO, VERDE, VERMELHO e PRATA.
Equipamentos de medição em alguns casos possui a necessidade do uso de resistores precisos, e para estes casos sãousados resistores de filme ou resistores de precisão, Para identificar a resistência destes componentes é usada uma identificação semelhante aos resistores normais a única diferença está no número de anéis. Os resistores de precisão possuem de cinco a seis anéis para sua identificação, mas o procedimento de identificação é o mesmo acrescentando apenas um terceiro anel para a formação do número....
tracking img