Sensores industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é um sensor?

R: É um dispositivo que capta uma estímulo físico e converte em um sinal que pode ser lido através de um instrumento, ou seja, trata-se de um estímulo a quantidade, propriedade ou condição que é detectada e convertida em sinal

2. Qual a diferença entre sensor e transdutor?

R:Transdutor converte um tipo de energia noutro, enquanto que sensor capta um estímulofísico e converte em sinal legível aos instrumentos de medidas. Contudo, o transdutor utiliza-se do elemento sensor para tal conversão.

3. Qual a diferença e a semelhança entre um amplificador e um repetidor (buffer)?

R: Amplificador - Aplica um ganho no sinal.(Amplificador Operacional)
Repetidor (Buffer) - Amplifica e recupera sinal fraco com distorções,ou seja, fornece corrente elétrica,conseqüentemente, potência, recuperando a integridade do sinal.

4. Os sensores são classificados como proporcionais/analógicos e discretos/digitais, descreva a diferença entre estas classificações e cite exemplos de cada tipo.


R:Em resumo, os sensores medem uma grandeza física e entregam um sinal elétrico como saída. Se esse sinal puder tomar qualquer valor dentro de certos limites aolongo do tempo, esse sensor é chamado de analógico. Se esse sinal elétrico só puder tomar dois valores ao longo do tempo, sejam estes sinais de qualquer amplitude, o sensor é chamado de digital.


5. Cite alguns tipos de transdutores.



R:Microfone: capta a vibração mecânica da voz e transforma em sinal elétrico;
Termômetro: capta a temperatura do corpo e transforma em sinal elétrico;Câmeras: possui sensores que captam imagens e transformam em sinais elétricos


Aula Atividade 03

1. Quais as escalas de temperaturas chamadas de absolutas?

R: Escala Fahrenheit: Criada em 1714, convencionou-se 0°F ponto em que a temperatura medida era a mais baixa conhecida, a temperatura de fusão de uma mistura de partes iguais de cloreto de sódio (NaCl, também conhecido como sal decozinha), cloreto de amônio (NH4Cl) e gelo fundente (gelo picado e água pura). Como ponto fixo superior, escolheu a temperatura normal do corpo humano.
Escala Celsius: Nasceu centígrada por definição, já que havia cem graus entre os pontos de gelo e vapor de água, tendo sido tomado arbitrariamente como referencia o valor zero para o gelo e cem para o vapor.
Escala Kelvin: Criado por WillianThomson que em 1832, descobriu que a descompressão dos gases provoca esfriamento e cria a escala de temperaturas absolutas.
Escala Rankine: A escala Rankine possui o mesmo zero da escala Kelvin, porem sua divisão é idêntica a da escala Fahrenheit.


2. Qual o princípio de funcionamento dos termômetros a dilatação de líquidos?

R: Os termômetros líquidos em vidro possuem um recipiente contendoo líquido e um capilar de vidro, acoplado a um recipiente. O líquido dilata-se ao aquecer e contrai–se com o esfriamento, segundo uma lei de expansão volumétrica.


3. Qual o princípio de funcionamento dos termômetros a dilatação de sólidos?

R: O par bimetálico é enrolado em forma de espiral ou hélice, o que aumenta a sensibilidade. Sua extremidade superior é fixa a um eixo o qualpossui na ponta um ponteiro que girará sobre uma escala de temperatura.
4. O que são termostatos?

R: A função do termostato é impedir que a temperatura de determinado sistema varie além de certos limites preestabelecidos.

5. Quais os tipos que existem?


R: Termostatos mecânicos sem sonda de pavimento;
Termostatos eletrônicos (digitais) com sonda de pavimento;
Termostatoseletrônicos (digitais) programáveis com sonda de pavimento;

6. Qual a sua aplicação na indústria?

R: Estufas, aquecedores elétricos, calefação, sistemas de ar, caldeiras, galvanoplastia, vulcanização, etc.

7. Por que o termômetro de dilatação de líquidos mede volume e não temperatura?

R: Por que ele trabalha através da dilatação do liquido ao aquecer e contrai–se com o esfriamento,...
tracking img