Sintese do texto “o discurso de método” de rené descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leiam os textos “O Discurso de Método” de René Descartes, e “A República”, de Platão, e correlacionem com a influência da Filosofia para a História e Desenvolvimento da Administração.
A filosofiateve um papel importante para a história e desenvolvimento da administração. Sofreram muitas influências, em diversas vertentes teóricas e de abordagem, como as teorias Clássicas e Neoclássicas, aadministração Científica, a abordagem Comportamental, entre outros.
Sócrates relata que a administração nada mais é do que uma habilidade pessoal, sem levar em conta o conhecimento técnico e aexperiência em sentido científico que a administração desenvolveu desde Taylor. Platão analisa os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. “A República”, desua autoria, relata a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. No decorrer da obra é imaginada uma república fictícia onde são questionados os assuntos da organizaçãosocial. Aristóteles deu o impulso inicial a filosofia, junto de diversas perspectivas do atual conhecimento humano. Em sua obra “A Política”, que fala sobre a organização do estado fazendo distinção detrês formas de administração pública: Monarquia, Aristocracia e Democracia. Nos transportando para a Idade Moderna, Francis Bacon é considerado como fundador da Ciência Moderna baseada no métodoexperimental e indutivo, mostra preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental. René descartes notabilizou-se por seu trabalho revolucionário na filosofia ena ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. “O Discurso doMétodo” relata o método filosófico que denominado Método Cartesiano. Segue os princípios do método:
1. Princípio da dúvida sistemática ou da evidência;
2. Princípio da análise ou da...
tracking img