Senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que o autor entende por senso comum do todo?

O autor entende que o senso comum do todo não é óbvio e que em geral não está definitivamente presente. Que o controle em conexão com a eficiência,com a eficácia, é de suma importância e que sob algumas condições simples, o senso comum se faz presente.

Uma das características do modo filosófico de pensar consiste em que a reflexão filosóficaé de conjunto: sempre leva em conta todos os aspectos de um problema ou questão. Relacione essa característica da reflexão filosófica com aquilo que o autor denomina de arte de sentir o todo.

Tera consciência do que acontece à sua volta e fazer com que questões cotidianas que envolvam aspectos econômicos, políticos, religiosos, científicos, tecnológicos, enfim, o dia a dia, questionando oporque, o para que, indagando ao pensamento e fazendo com que a capacidade e a finalidade humana para conhecer e agir seja ressaltada são características do modo filosófico de pensar e que sóalgumas pessoas (executivos, político...) e algumas organizações executivas possuem. A arte de sentir o todo é determinante para que ações corretivas sejam tomadas quando necessárias de modo a refletirsobre o futuro resultante das mesmas no mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com quem relacionamos.

O modo como o capitalista explora o trabalhador foi denominado por Marx demais-valia. Explique o que significa mais-valia e diferencie seus dois tipos: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.

Mais valia é à diferença entre o valor da mercadoria produzida e a soma dovalor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista.
Na mais-valia absoluta os capitalistas estendem a duração da jornada de trabalho mantendo osalário constante, já na mais-valia relativa os capitalistas ampliam a produtividade física do trabalho pela via da mecanização.

Para interpretar o movimento histórico, no qual se insere o capitalismo...
tracking img