Senso comum x ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Reflexão e ação
1. Na breve história apresentada, há duas situações realizadas a partir de um conhecimento cotidiano, transmitido oralmente e pessoalmente, que chamamos de sensocomum. As situações apresentadas podem mesmo demonstrar funcionalidade, pois seguem princípios naturais, ainda que engessem as ações individuais em procedimentos fixos que podem ser substituídos poroutros, mais precisos ou menos danosos. Tais substituições podem ser realizadas ou pela via filosófica, que consiste num processo de racionalização embasado em condições de causalidade, ou a partir da viacientífica, que representa a aplicação de um método para a compreensão precisa de um objeto observado. Diante disso, encontre duas situações nas quais você empregou por algum tempo o conhecimento desenso comum, descobrindo mais tarde que tais atitudes seguiam princípios de fundo filosófico ou científico.
Para aliviar dores de cabeça região da face(sinusite) fervia água em um recipiente grande ecolocava chá de camomila e com cuidado ficava com a face voltada para o chá para respirar o vapor do chá. Pode ser comparado com inalação que fazemos hoje, ao invés de chá, os médicos receitamremédio apropriado.
Aprendi com minha mãe colocar panos úmidos e frios na barriga e na testa para diminuir a febre.

2. Na segunda situação apresentada na narrativa, podemos observar a avó agindo emvirtude de um conhecimento de senso comum, que traz, segundo sua experiência, resultados certos. Por outro lado, poderíamos encontrar explicações meteorológicas para o advento da tempestade após asoma de ventos e a carga de nuvens no céu. Diante disso, esclareça qual é a diferença existente entre as explicações dadas pelo senso comum e pelo conhecimento filosófico, definindo-as a partir de taisdistinções.
O senso comum é um conhecimento baseado na experiência diária do homem e tem objetivo de explicar eventos naturais do cotidiano, também é aplicado para aliviar dores através de chás e...
tracking img