Aben-ma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

ABEn- Associação Brasileira de Enfermagem nacional- com ramificações estaduais e regionais que visam um desenvolvimento qualificado para suprir a demanda nacional.
Em geral seus objetivos de desenvolvimento é global, buscando atingir os membros da enfermagem visando sua evolução no meio técnico, científico e cultural.
Desde 1926 vem-se buscando melhoria para o setor enfermagem,quando criou-se inicialmente como Associação Nacional de Enfermeiros Diplomadas, buscando por lutas e conquistas à parceria entre demais profissionais , processos de formação e educação.

ABEn Nacional – Histórico

A Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, fundada em 12 de agosto de 1926, sob a persolidade jurídica que congregam enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares deenfermagem e estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional de nível técnico que a ela se associam, individual e livremente.
É uma entidade de âmbito nacional de caráter não governamental e de direito privado, reconhecida como de utilidade pública, conforme decreto federal nº 31.417/52, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 11 de setembro de 1952. É filiada àFederación Panamericana deProfissionales de Enfermeria-FEPPEN, desde 1970, junto à qual representa a enfermagem brasileira.
A enfermagem é constituída na sua maioria, por mulheres que realizam um trabalho coletivo na área de saúde, aliado a um importante movimento de luta e organização profissional. Segundo Carvalho (1976), as discussões sobre a criação de uma associação profissional remontam a(1925). Ela relata que, em 1926,as primeiras enfermeiras formadas pela escola de enfermagem Ana Nery, no rio de janeiro, criaram a Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas. Manteve esse nome até 1928, quando passou a ser denominada de Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas , sendo então, registrada juridicamente. Em 1954 recebeu o nome de Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) ,conservando-o até os dias atuais.
A ABEn tem sido fator importante de evolução da enfermagem e parceria das escolas de enfermagem brasileiras no desenvolvimento do conhecimento técnico e cientifico e cultural da profissão. Por muitos anos ela definiu as questões do ensino de enfermagem, elaborando projetos de lei, de ensino e levados ao congresso nacional aprová-los. Trabalhou,por trêsdécadas , para aprovação de lei que criou o sistema Conselho Federal de Enfermagem e Conselhos Regionais de Enfermagem – COFEN/CORENS (Brasil , 1973). Apartir da década de 1980, a ABEn passou a ser parceira de organizações sociais nas lutas em defesa da saúde da população integrar-se a outros processos sociais , lutando pela inclusão de novas concepções de saúde na constituição de 1988. Na décadade 1990, enviou esforços para implantação da politica de profissionalização do atendente de enfermagem, iniciados na década de 1960, que culminou na assunção da problemática pelo Ministério da Saúde que elaborou e implantou o projeto Profissionalização dos Trabalhadores de Enfermagem, PROFAE (Brasil, 1998).

Finalidades da ABEn

A natureza e a finalidade da ABEn conferem-lhe caráter cultural,científico e politico. Pautada em princípios éticos e de conformidades com suas competências, a ABEn articula-se a organizações da enfermagem brasileira –autarquias, sindicais e cientificas- com vista ao desenvolvimento social,político e científico da profissão. Tem como eixo nuclear a defesa e a consolidação da enfermagem como prática social essencial na assistência à saúde e na organização efuncionamento dos serviços de saúde. A ABEn tem como compromisso ético, político e técnico propor e defender politicas e programas que visem a melhoria da qualidade de vida da população, maior grau de resolutividade dos seus problemas de saúde e garantia do acesso universal e equânime nos serviços de saúde.
As principais finalidades são:
* Congregar os profissionais de enfermagem, incentivando...
tracking img