Senhor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Cruzeiro do Sul












Memória:
Codificação, Armazenamento e Recuperação de informações.









São Paulo
2013
Tainá Anéa RGM 131638-9
Cicera Maria de Oliveira Diniz RGM 133948-6
Victor Hugo dos Santos RGM 134633-4
Fernanda Tresca de Vasconcelos RGM 135125-7
2ºD – Anália Franco








Memória:
Codificação, Armazenamento e Recuperaçãode informações.









Universidade Cruzeiro do Sul
São Paulo
2013
Sumário


1 Introdução.
Vamos imaginar, por um breve momento, que não temos memória alguma, não temos memória visual, auditiva e, tão pouco, memória sensorial. Não temos memória de longo e nem curto prazo, estamos zerados, não temos nem mesmo um bit de memória, ou um µV (microvolt) de estimulo memorial.Tentemos imaginar este momento e, logo de inicio, somos barrados obrigados e a parar, ora, se não temos memória não podemos nem ao menos imaginar algo visto que o processo imaginativo ocorre pela visualização de cores e formas, sons, granidos, movimentos..., uma série de ideias que só têm significados quando os seus respectivos conceitos são fixados, presos à memória. Ou seja, sem a memória, nada teriasignificado, tudo seria novo, não haveria pensamento ou linguagem, as sensações e sentimentos seriam desconhecidos, sua mente seria uma tábula rasa, uma folha em branco e você não saberia nem ao menos quem você é ou o que é.
Qual o seu nome? Quantos anos você tem? Qual a sua naturalidade? Você tem filhos? Qual a sua sexualidade? Qual o seu gênero?... Estas e mais outras dezenas de perguntas sópodem ser respondidas se tivermos memória, só sabemos o nosso nome porque nossos pais o disseram repetidas vezes desde que nascemos. Só sabemos a nossa idade porque nos disseram o ano em que nascemos e, por um calculo simples – que também nos ensinaram a fazer – sabemos dize-la, porque conhecemos e identificamos os processos matemáticos e os números. Só sabemos qual é a nossa sexualidade porque asnossas vivências nos mostraram qual ela é, nossas preferencias, nossos gostos, o que é doce e o que é azedo, aquilo que é agradável e o desagradável. Tudo o que sabemos, nosso conhecimento, a identificação de cores, formas, rostos, aromas, sabores..., tudo é fruto dos processos de retenção, armazenamento e recuperação da memória, nossa identidade e até mesmo nossa personalidade só são reaisporque retemos as informações que as formam e as recuperamos a todo o momento.
No presente trabalho buscamos identificar os processos de formação da memória, como armazenamos as informações e como funcionam os processos de recuperação da memória. A memória é uma construção, um dos processos mais importantes ao qual todos os outros estão altamente relacionados. Á seguir entenderemos um pouco mais sobreos processos de formação da memória, retenção e recuperação.
2 A Natureza da Memória
A memória, segundo o psiquiatra e professor de medicina Gabriel Figueiredo (PUC, 2013), “é a nossa capacidade, a capacidade humana, de reter as informações e registros ao longo da vida”. Algumas memórias persistem e acabam fixadas enquanto outras são rapidamente perdidas. Atualmente os pesquisadoresneurofisiológicos buscam as respostas sobre a natureza da memória no hipocampo, uma das áreas do cérebro diretamente relacionada com as memórias, isso porque, pouco tempo depois de receber uma informação o hipocampo secreta uma substância que determina quanto tempo a informação vai permanecer.
A primeira coisa a se saber antes de se iniciar um estudo sobre o processo psicológico da memória é que nãoexiste um único sistema de memória, ou seja, não existe a memória e sim as memórias. Isso porque nossas lembranças são de diversos tipos e permanecem por diferentes períodos de tempo, ora necessitamos recordar de algo que acabamos de aprender, outrora de algo há muito realizado e, outras vezes ainda, necessitamos recordar de uma sensação, um aroma, uma textura ou um sabor. Os diferentes sistemas de...
tracking img