Senhor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento, tradução Estela dos Santos Abreu Rio de Janeiro: Contraponto 1996.
Gaston, Bachelard.

A NOÇÃO DE OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO
PLANO DA OBRA

“Quando se procuram as condições psicológicas do progresso da ciência, logo se chega à convicção de que é em termos de obstáculos que o problema do conhecimentocientífico deve ser colocado. E não se trata de considerar obstáculos externos, como a complexidade (Alusão à Morin?) e a fugacidade dos fenômenos, nem de incriminar a fragilidade dos sentidos e do espírito humano: é no âmago do próprio ato de conhecer que aparecem, por uma espécie de imperativo funcional, lentidões e conflitos. É aí que mostraremos causas de estagnação e até de regressão, detectaremoscausas de inércia às quais daremos o nome de obstáculos epistemológicos” (p.17).
O primeiro obstáculo é a opinião, o espírito cientifíco impede que formulemos uma opinião sobre o que não conhecemos exatamente.
A aceitação e uso constante de uma idéia a torna indevidamente valorizada. Há um momento em que preferimos as respostas (instinto conservativo), confirmação de nosso saber e não perguntasque originam novos saberes (instinto formativo). E nesse ponto que cessa o crescimento do aprendizado.
“Em todas as ciências rigorosas, um pensamento inquieto desconfia das identidades mais ou menos aparentes e exige sem cessar mais precisão e, por conseguinte, mais ocasião de distinguir O homem movido pelo espírito científico deseja saber, mas para, imediatamente, melhor questionar” (p.21).
Nãodevemos colocar em primeira mão o fato de adquirir uma cultura experimental, mas sim de mudar de cultura experimental, de derrubar os obstáculos já sedimentados pela vida cotidiana. Assim, a cultura científica deve começar por uma catarse intelectual e afetiva.

O PRIMEIRO OBSTÁCULO: A EXPERIÊNCIA PRIMEIRA

Na formação do espírito científico, o primeiro obstáculo é a experiência primeira, aexperiência colocada antes e acima da crítica — crítica esta que é, necessariamente, elemento integrante do espírito científico. Segue-se assim uma admiração excessiva e contemplação dessas idéias.
Essa primeira experiência, normalmente, não oferece a forma exata dos fenômenos e nem a descrição bem ordenada e hierarquizada dos fenômenos, dessa forma, não constitui uma base segura. O espíritocientifico deve formar-se enquanto se renova (capacidade de auto-organização referida por Morin?)
“É preciso então reavivar a crítica e pôr o conhecimento em contato com as condições que lhe deram origem, voltar continuamente a esse "estado nascente" que é o estado de vigor psíquico, ao momento em que a resposta saiu do problema” (p.51).
“Ao espetáculo dos fenômenos mais interessantes, maisespantosos, o homem vai naturalmente com todos os seus desejos, com todas as suas paixões, com toda a alma. Não é, pois de se admirar que o primeiro conhecimento objetivo, seja um primeiro erro” (p.68).

O CONHECIMENTO GERAL COMO OBSTÁCULO
AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

“A ciência do geral sempre é uma suspensão da experiência, um fracasso do empirismo inventivo”. Conhecer o fenômeno geral valer-se delepara tudo compreender, não será, semelhante à outra decadência, "gozar, como a multidão, do mito inerente a toda banalidade"? (p.65). Há, de fato, um perigoso prazer intelectual na generalização apressada e fácil. A psicanálise do conhecimento objetivo deve examinar com cuidado todas as seduções da facilidade. Só com essa condição pode-se chegar a uma teoria da abstração científica verdadeiramentesadia e dinâmica.
“Não devemos considerar como fundamento da cultura científica as grandes generalidades. E possível constatar que essas leis gerais bloqueiam, atualmente, as idéias. Com a satisfação do pensamento, a experiência não é estimulada. Essas leis gerais definem palavras e não as coisas. A pedagogia aí está para provar a inércia do pensamento que se satisfaz com o acordo verbal das...
tracking img