Send request

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração
Teoria da Administração II - ADM
Aula EAD – ref. dia 27/08/2012
Tarefas:
a) Com base no texto (resumo) abaixo os acadêmicos responderão as 10 (dez) questões apresentadas no final.
b) As questões deverão ser apresentadas em seminário presencial no dia 03 de setembro de 2012.
c) Os acadêmicos deverão fazer leitura e interpretação do caso: A mudança tambémchega lentamente. E após responder os dois questionamentos.
d) Após o debate em sala e sanada as duvidas, os acadêmicos produzirão um texto apresentado o seu entendimento sobre a temática apresentada.
e) Data para entrega do texto formal é 10/09/2012.
OBS: Ao texto entregue será atribuída nota de até 2,0 (dois) pontos que fazem parte integrante da primeira avaliação de conteúdos.

Amudança também chega lentamente
Michael Jordan, um executivo veterano da PepsiCo, foi chamado para ser presidente da Westinghouse Electric no verão de 1993. Ele sabia das dificuldades quando aceitou o cargo, mas o desafio esta se mostrando bem maior do que ele próprio imaginava.
Um dos seus primeiros objetivos era reduzir custos. Ele empalideceu quando percebeu que a companhia estava gastando 14dólares para processar um unido vale-refeição. Uma equipe de executivos da Westinghouse, encarregada de reduzir essa cifra, estabeleceu como objetivo sete dólares por vale. Infelizmente, outras companhias no setor conseguiriam fazer isso por cerca de dois dólares. Essa diferença apenas confirmava a suspeita de Jordan: a Westinghouse tinha uma mentalidade que não insistia no desempenho superior.
Adiretoria da Westinghouse escolheu especificamente Jordan por sua experiência anterior em bens de consumo geral e em marketing. Afinal, ele fora o primeiro presidente que a Westinghouse contratava fora da companhia em 64 anos. A empresa esperava que ele pudesse transformar uma companhia fixada na fabricação de velhos produtos industriais em uma empresa mais flexível e movida pelo mercado.
Aochegar, Jordan imediatamente começou a tentar abalar as coisas. Trouxe de fora uma nova equipe financeira. Liquidou rapidamente duas unidades por 1,4 bilhões de dólares. Eliminou 4300 cargos, reduzindo em 8% a mão-de-obra. E em seu gesto mais grandioso, desembolsou mais de 8 bilhões de dólares para comprar a CBS.
Apenas de todos os seus esforços, Jordan encontrou dificuldades para conseguir que seupessoal se adaptasse a um estilho operacional mais enxuto. “Nenhuma atitude do tipo vamos mudar foi transmitida para os de baixo”, reclama um engenheiro da unidade de geração de energia elétrica da companhia, na Florida. “Os camaradas de cúpula podem estar apressados, mas ainda é difícil obter apoio dos gerentes de nível médio para novas idéias”.
Jordan também está enfrentando um choque deculturas. Suas abordagem do consenso corre em sentido contrario ao estilo mais burocrático da Westinghouse, em que os gerentes raramente tentavam superar as metas financeiras. De fato, os executivos superiores costumavam levar cartões na carteira – Jordan os chama de cartões da morte – listando suas datas de aposentadoria. “As pessoas estão acostumadas a correr para suas trincheiras. Era melhor prometer10% (de crescimento) e alcançar 12% do que prometer 30% e obter 28%” , diz ele.
1. Analise as fontes de resistência à mudança. Descreva-as.
2. Se você fosse Jordan, o que faria?

Texto de apoio:
ADMINISTRANDO A MUDANÇA

Introdução
A Enciclopédia Britânica é uma marca conhecida no mundo inteiro. Contudo, devido a sua administração ter demorado a adaptar-se às mudanças, é um produtoque atualmente se encontra em grandes dificuldades. Em 1990, 117 mil coleções da enciclopédia foram vendidas. Em 1994, as vendas despencaram para 51 mil. Embora ninguém questione a qualidade do produto, ele custa em torno de 1.000 reais e ocupa um espaço de um metro e vinte centímetros na estante. A enciclopédia tradicional está sendo substituída por produtos multimídia com base no CD-ROM, de...
tracking img