Semiotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO


COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPOAGANDA













JOGOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA DE PUBLICIDADE: ADVERGAMES






NATHALHA DE OLIVEIRA MASET

PROF: LÉA SILVA BRAGA DE CASTRO SÁ






BAURU
2009

RESUMO
A busca por novas formas de divulgação de mensagens publicitárias faz com que empresas invistam no usode novas e reinventadas tecnologias. Com isso o uso de jogos eletrônicos surge como uma ferramenta de grande valor para a distribuição e divulgação da publicidade devido ao seu poder de atratividade e interatividade proporcionada em diferentes formas através da Internet que são conhecidos como Advergames.

PALAVRAS-CHAVES
Jogos eletrônicos, advergames, publicidades em jogos.

ABSTRACTThe search for new forms of dissemination of advertising means that companies invest in the use of new technologies and reinvented. Therefore the use of electronic games is as a tool of great value to the distribution and dissemination of advertising due to its power of attraction and interactivity provided in different forms over the Internet which are known as advergames.

KEYWORDSElectronic games, advergames, advertising in games.

INTRODUÇÃO
A palavra advergames refere-se à fusão das palavras inglesas advertise que corresponde à propaganda com a junção de videogame que significa jogo, jogo eletrônico.
O primeiro advergame foi criado em 1983 encomendado pela empresa Coca-Cola em um cartucho para ser distribuído entre seus funcionários com o título “PepsiInvaders”, sendo um jogo com o logo da concorrente Pepsi no lugar de naves alienígenas, virou febre e sucesso entre os americanos.
A principal característica dos Advergames é a incorporação da mensagem publicitária em todo o ambiente do jogo, de forma a fazer com que o jogador fique imerso por elementos que o façam lembrar posteriormente de tal mensagem como ferramenta deentretenimento da publicidade, satisfazendo a diversão, e a indicação aos colegas e amigos que gera e causa o marketing viral e potencializa ainda mais a campanha publicitária.
A Internet é vista como sinônimo de interação e modernidade, e a sua junção com o mundo dos jogos eletrônicos era inevitável, que, no entanto se tornou uma grande febre, tanto que até hoje eles são uns dos principaisatrativos relacionados á um público abrangente, com várias idades, classes sociais e etnias.
Uma principal vantagem dos sites na Internet é que ao invés dos segundos em que um comercial fica no ar na televisão, o anúncio nos jogos duram minutos ou horas, sem poder mudar de canal para não ver o tal anúncio da marca colocados nos mais diversos formatos, imitando o mundo real.

DESENVOLVIMENTOA diversidade de estilos dos jogos eletrônicos é uma grande alternativa para a divulgação das empresas e de suas marcas, na qual entrelaçam em uma analise baseada na semiótica e na Teoria de Peirce.
A semiótica é a ciência geral dos signos que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas de significação. E a teoria do filosofo experimental, Charles Sanders Peirce(1839-1914), considerado o fundador da semiótica possui uma relação interessante na análise das propagandas nos jogos eletrônicos. Peirce descreveu suas três categorias universais de toda a experiência e pensamento.
Considerando tudo aquilo que se força sobre nós, impondo-se ao nosso reconhecimento, e não confundindo pensamento com pensamento racional, e fez uma gradação de três propriedadesque correspondem aos três elementos formais de toda e qualquer experiência. Essas categorias foram denominadas em: qualidade, relação e representação.
Algum tempo depois, o termo relação foi substituído por reação e o termo representação recebeu a denominação mais ampla de mediação. Para fins científicos, preferiu fixar-se na terminologia de Primeiridade, Secundidade e Terceiridade....
tracking img