Semiotica: radio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOMES

CURSO: DESIGN GRÁFICO

COMUNICAÇÃO: rádio.

Trabalho semestral do curso de
Design Gráfico – 4° semestre;
Matéria: Teoria da comunicação e Semiótica.
Orientador:

LIMEIRA
2012

RESUMO
Nos últimos anos, a inovação tecnológica no campo da comunicação tem portas abertas para novas tecnologias dentro do mercado de comunicações. Esse crescimento forma mais linguagens einvenções que vencessem ao tempo e distancia, pois antigamente uma notícia precisava de 4 (quatro) meses para chegar da Europa à América do Sul, hoje não passa de segundos.
“A linguagem tem uma clara função política. Tendo algumas maneiras da manipulação: imposição de uma nova linguagem em uma cultura que possui sua própria linguagem; censura; imposição de novos significados para as palavras; lavagemcerebral.” (O que é comunicação, Bordenave, 1992).
A comunicação assegura as invenções dos meios eletrônicos e que se aproveitam diversos tipos de ondas para transmitir signos, que estão presentes a todo o momento mesmo que despercebidos muitas vezes. O meio de comunicação surge em meio de massa que pressupõe a urbanização massiva, um fenômeno que ocorre no século XIX, devido a RevoluçãoIndustrial, que impedem que as pessoas se comuniquem diretamente entre si. Intermediários que implicam que a pessoa desenvolva as ações de buscar informações, tratá-la e veiculá-la, mantendo as pessoas dependentes desse meio para obter informações, e conseguir sobreviver na sociedade. A comunicação tem um papel importante na sociedade tanto positivo quanto negativo, que é praticamente uma situação dediálogo, onde duas pessoas (emissor – receptor) conversam, isto é, trocam ideias, informações ou mensagens, que não designa todo e qualquer tipo de relação, mas aquela onde haja elementos que se destacam de um fundo de isolamento, ou seja, a intenção de romper o isolamento e a ideia de uma realização em comum.
Palavra Chave: comunicaçao, linguagem, informaçao e sociedade.

1 INTRODUÇÃO2.1 Tema do projeto: COMUNICAÇÃO.
Atualmente para que o homem seja considerado social, foi necessária uma reconstrução no meio social, no qual as pessoas passaram a obter educação, isso ocorre através das escolas e instituições sociais, mas para que isso ocorra é inevitável existir um controle, onde a vida de cada ser humano passa ser controlado através de calendários, horários,obrigações e deveres, por exemplo. A comunicação inclui-se nesse diálogo, por meio de notícias, que podem ser transmitidas pelos jornais, rádios e TV. São várias informações acontecendo constantemente, muitas vezes influenciando nas decisões de cada pessoa.
Geralmente a comunicação é considerada enumerar os elementos que está composta ou indicar para que serve. “O alcance da comunicaçãofoi assegurado de maneira definitiva pela invenção dos meios eletrônicos que aproveitam diversos tipos de ondas para transmitir signos. Com isso, a ciência e a tecnologia da comunicação produzem constantemente inovações cada vez mais sofisticadas.” (O que é comunicação, Bordenave, 1992).
No século XIX, surgiu à industrialização cultural é a comunicação, assim, conheceu um novopatamar de funcionamento, a massificação, graças às conquistas industriais e ao imenso alargamento dos públicos que, ao mesmo tempo, desdobravam-se e se especializavam. A imprensa, definitivamente, tornava-se uma mercadoria dentro do sistema capitalista de produção.
.
2.2 Subtema do projeto: rádio.
O rádio entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o demaior alcance do público, não só no Brasil mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo que distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM....
tracking img