Aula3 Semi Tica E Cultura

281 palavras 2 páginas
Objetivos
 Apresentar a análise semiótica

aplicada a diferentes meios de expressão cultural. Analisar as formas simbólicas de comunicação e expressão através da semiótica.
Compreender a cultura a partir do entrelaçamento de diferentes linguagens e representações, incluindo as dos dispositivos midiáticos.  A partir da leitura do texto deve-se

compreender a formação do sujeito a partir de uma rede articulada de representações sígnicas que compõem os meios de expressão, desde a fala, a escrita, a produção de sons, imagens e outras formas simbólicas. Tal fato confirma a constituição do indivíduo como um ser de linguagem.

 As relações entre semiótica serão

enfatizadas no texto de Santaella, onde há uma análise da constante renovação dos meios de comunicação e cultura por parte de grupos humanos, de acordo cm suas necessidades de expressão. Neste contexto é importante destacar as contribuições da semiótica para o estudo da “cultura das mídias”.

 Nos últimos dois séculos, pós-revolução

industrial, as invenções de máquinas capazes de produzir, armazenar e difundir linguagens (a fotografia, o rádio, o cinema, a televisão, o vídeo, as mídias digitais, etc..) atravessaram nosso cotidiano com diferentes tipos de informações e valores que constroem novos sentidos “modos de ser” ou produção de subjetividade. m

 Cartografar essas transformações da

linguagem diante de uma cultura midiática é, portanto, um dos objetivos da análise semiótica.

 Os estudos sobre semiosfera presta,

assim, sua contribuição para o estudo de temas contemporâneos como: a planetarização do ocidente por meio da expansão das fronteiras; o caráter planetário da cultura resultante da irregularidade e da assimetria-simetria; a identidade cultural como mecanismo especular extraposto; o perfil ecológico da comunicação interplanetária. Tais temas podem ser examinados com a ajuda das bases teóricas dos estudos sobre:

Relacionados