Rituais de comensalidade da idade do bronze final na península ibérica -os caldeirões de rebites e metais usados nos banquetes

2317 palavras 10 páginas
Introdução: os rituais de comensalidade e as relações de poder social
O tema do trabalho é os Rituais de Comensalidade na Idade do Bronze na P. Ibérica, e o subtema que será tratado com mais pormenor é o caso dos caldeirões de rebites e os metais associados á prática de preparação dos alimentos e de exibição nos banquetes.
Antes de mais, acho pertinente fazer uma abordagem mais geral do fenómeno da comensalidade.
O termo “comensalidade” deriva do latim “commensale”, isto é aquele que come e bebe reunido com outros, num contexto especial distinto do quotidiano. Embora o consumo de alimentos e bebida seja uma necessidade essencial á sobrevivência biológica do ser humano, o seu significado vai muito além. A comensalidade é uma forma particular de ritual em que a manipulação da comida e da bebida constituem um meio de expressão simbólica. De facto, a união de eventos sociais especiais junto com o consumo comensal de comida e bebida constitui um âmbito muito propício para o controlo das relações sociais. Nesse contexto, a comensalidade desempenha um papel proeminente na estruturação de hierarquias sociais, na negociação do poder e identidade, e na promoção de complexos símbolos e metáforas. Ainda que a preparação de comida normalmente seja associada ao sexo feminino, certamente que no contexto competitivo dos banquetes e da acumulação do poder politico e prestigio, ocorreu a passagem do controlo feminino para as mãos do homem.
O ritual acaba por ser um mecanismo de adaptação natural visto que na criação e manutenção das várias formas de dominação, o desenvolvimento ritual é fundamental para estabelecer a ideologia dominante em torno da figura do chefe e limitar assim o reconhecimento da sua arbitrariedade e a percepção de alternativas. Por conseguinte, quem controla o ritual possui o meio para impor a sua visão da ordem social protegendo-a de outros modos de pensamento.
Repare-se que os rituais ou símbolos mais convincentes são aqueles que não são abertamente

Relacionados