Semiologia psiquiatrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Medicina, Ribeirão Preto, 29: 44-53, jan./mar. 1996

Simpósio: SEMIOLOGIA ESPECIALIZADA Capítulo IV

SEMIOLOGIA PSIQUIÁTRICA

PSYCHIATRIC SEMIOLOGY

Antonio Waldo Zuardi, Sonia Regina Loureiro
Docentes do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo CORRESPONDÊNCIA : Antonio Waldo Zuardi - Departamentode Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Campus Universitário - CEP: 14.048-900 - Ribeirão Preto - SP.

ZUARDI AW & LOUREIRO SR.

Semiologia psiquiátrica. Medicina, Ribeirão Preto, 29: 44-53, jan./mar. 1996.

RESUMO: O objetivo principal deste artigo é introduzir o estudante de graduação, especialmente de Medicina, na prática da semiologiapsiquiátrica. Os autores discutem a entrevista psiquiátrica como a maneira essencial de avaliação do paciente psiquiátrico. O artigo fornece uma visão geral da história psiquiátrica e das partes componentes do exame do estado mental, incluindo: aparência, fala e pensamento, distúrbios da percepção, afeto e humor, atenção e concentração, memória, orientação, consciência, inteligência e julgamentoda realidade. UNITERMOS:

Anamnese. Psiquiatria. Relações Médico-Paciente. Entrevista Psiquiátrica.

INTRODUÇÃO Os dados necessários à História Clínica Psiquiátrica e ao Exame do Estado Mental, são obtidos, basicamente através da entrevista psiquiátrica, estando sujeitos à influência de inúmeras variáveis, relacionadas ao entrevistador, ao entrevistado (paciente, familiar ou outro informante),à interação entre eles e ao ambiente onde o exame está sendo realizado. Características do entrevistador, como suas crenças, valores, sensibilidade, estado emocional no momento da entrevista e outras, podem interferir nos fenômenos observados. A forma como uma pergunta é formulada, o tom de voz utilizado, um olhar, um gesto, poderão orientar a resposta do paciente. Variáveis do paciente, tambéminterferem na obtenção dos dados, por exemplo, sua motivação em relação ao exame. Se o paciente procurou ajuda, espontaneamente, pode-se esperar que tenha uma certa preocupação com seu estado e uma predisposição maior em colaborar. A situação daquele que foi trazido contra sua vontade é, seguramente bem diversa1. 44

A interação entre o entrevistador e o paciente, não se constitui, necessariamente,numa distorção das condições “naturais” de observação, se considerarmos que a conduta humana ocorre sempre “num contexto de vínculos e relações humanas” e não isoladamente2. Assim, a situação de entrevista psiquiátrica constitui-se numa forma particular de interação, que ocorre dentro de um campo delimitado pelos seus objetivos, adquirindo características próprias. Um dos integrantes desterelacionamento é um profissional, que deve usar seus conhecimentos para entender o que está acontecendo com o outro e que deverá interagir de acordo com esta compreensão. O paciente, por outro lado, necessita e, em geral, espera obter auxílio do profissional, o que deve estimulá-lo a falar e refletir sobre si mesmo, ainda que, o paciente psiquiátrico ao mesmo tempo que está motivado para revelar-se,pode ocultar sentimentos íntimos, por conta de suas defesas psíquicas3. De qualquer forma, a interação é uma das variáveis que influencia a observação, por exemplo, a eclosão de sentimentos de simpatia ou antipatia, pode influir no resultado do exame4.

Semiologia psiquiátrica.

Variáveis do ambiente onde o exame é conduzido, também interferem com o mesmo, por exemplo o local, a duração, adisposição espacial dos participantes e as condições de privacidade. O conhecimento dessas variáveis e o preparo técnico do entrevistador, contribuem para que ele estimule a comunicação do entrevistado com um mínimo de interferência, permitindo que o campo da entrevista seja configurado, fundamentalmente, pela personalidade e psicopatologia do entrevistado. Existem diferentes tipos de entrevistas...
tracking img