Medicina, Ribeirão Preto, 29: 44-53, jan./mar. 1996

Simpósio: SEMIOLOGIA ESPECIALIZADA Capítulo IV

SEMIOLOGIA PSIQUIÁTRICA

PSYCHIATRIC SEMIOLOGY

Antonio Waldo Zuardi, Sonia ReginaLoureiro
Docentes do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo CORRESPONDÊNCIA : Antonio Waldo Zuardi - Departamentode Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Campus Universitário - CEP: 14.048-900 - Ribeirão Preto - SP.

ZUARDI AW & LOUREIRO SR.

Semiologiapsiquiátrica. Medicina, Ribeirão Preto, 29: 44-53, jan./mar. 1996.

RESUMO: O objetivo principal deste artigo é introduzir o estudante de graduação, especialmente de Medicina, na prática da semiologiapsiquiátrica. Os autores discutem a entrevista psiquiátrica como a maneira essencial de avaliação do paciente psiquiátrico. O artigo fornece uma visão geral da história psiquiátrica e das partescomponentes do exame do estado mental, incluindo: aparência, fala e pensamento, distúrbios da percepção, afeto e humor, atenção e concentração, memória, orientação, consciência, inteligência e julgamentoda realidade. UNITERMOS:

Anamnese. Psiquiatria. Relações Médico-Paciente. Entrevista Psiquiátrica.

INTRODUÇÃO Os dados necessários à História Clínica Psiquiátrica e ao Exame do Estado Mental, sãoobtidos, basicamente através da entrevista psiquiátrica, estando sujeitos à influência de inúmeras variáveis, relacionadas ao entrevistador, ao entrevistado (paciente, familiar ou outro informante),à interação entre eles e ao ambiente onde o exame está sendo realizado. Características do entrevistador, como suas crenças, valores, sensibilidade, estado emocional no momento da entrevista e outras,podem interferir nos fenômenos observados. A forma como uma pergunta é formulada, o tom de voz utilizado, um olhar, um gesto, poderão orientar a resposta do paciente. Variáveis do paciente, também... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Semiologia psiquiatrica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Semiologia-Psiquiatrica/181448.html

MLA

"Semiologia psiquiatrica" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Semiologia-Psiquiatrica/181448.html>.

MLA 7

"Semiologia psiquiatrica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Semiologia-Psiquiatrica/181448.html>.

CHICAGO

"Semiologia psiquiatrica." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Semiologia-Psiquiatrica/181448.html.