Fichamento partes 1, 2, 3 e 4 do livro psicopatogia e semiologia dos transtornos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA
PROFESSOR: RAYMUNDO NETO
ALUNA: MARTA ANGÉLICA BATISTA

FICHAMENTO


PSICOPATOLOGIA E SIMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS


INTRODUÇÃO GERAL À SEMIOLOGIA PSIQUIÁTRICA



O QUE É A SEMIOLOGIA PSIQUIÁTRICA

(...) semiologia médica (...) estudo dos sintomas e sinais das doenças (...) que permite (...) identificar alterações físicas ementais, ordenar os fenômenos observados, formular diagnósticos e empreender terapêuticas. A semiologia ou semiótica (...) é a ciência dos signos, não se restringindo (...) à medicina. É campo de grande importância para o estudo da linguagem (semiótica lingüística), da música (...), das artes em geral e de todos os campos do conhecimento e atividades humanas que incluam a interação e a comunicaçãoentre dois interlocutores pelo uso de um sistema de signos.
O signo é o elemento nuclear da semiologia; (...) está para a semiologia assim como a célula está para a biologia e o átomo para a física. O signo é um tipo de sinal. (...) sinal (...) qualquer estímulo emitido pelos objetos do mundo. (...) fumaça é um sinal do fogo, a cor vermelha do sangue, etc. O signo é um sinal especial (...) sempreprovido de significação. (...) a febre pode ser um sinal/signo de uma infecção, ou a fala extremamente rápida e fluente pode ser um sinal/signo de uma síndrome maníaca. A semiologia médica e psicopatológica (...) signos que indicam a existência de sofrimento mental, transtornos e patologias.
Os signos de maior interesse para a psicopatologia são os sinais comportamentais objetivos verificáveispela observação direta do paciente, e os sintomas, isto é, as vivências subjetivas relatadas pelos pacientes, suas queixas, aquilo que o sujeito experimenta e, de alguma forma, comunica a alguém. Sá Júnior (1988) (...) discrimina os sintomas objetivos (observados pelo examinador) dos sintomas subjetivos (percebidos apenas pelo paciente). Os sinais (...) definidos como dados elementares dasdoenças que são provocados (ativamente evocados) pelo examinador (sinal de Romberg sinal de Babinski, etc.).
(...) Roman Jakobson (...) os antigos estóicos desmembraram o signo em dois elementos básicos; signans (o significante) e signatum (o significado). (...) todo signo é constituído por dois elementos: o significante (...) suporte material, o veículo do signo, e o significado, (...) aquilo que édesignado e que está ausente, o conteúdo do veículo.
(...) Charles S. Peirce (...) segundo as relações entre o significado (conteúdo) e o significante ( suporte material) (...) três tipos de signos: o ícone, o indicador e o símbolo. O ícone (...) o elemento significante evoca imediatamente o significado (...) grande semelhança entre eles, como se o significante fosse uma ‘fotografia’ dosignificado. (...) desenho (...) de uma casa (...) ícone do objeto casa. (...) indicador ou índice a relação é de contigüidade; o significante é um índice, algo que aponta para o objeto significado. (...) nuvem é um indicador de (...) chuva, a fumaça (...) do fogo.
Símbolo (...) signo totalmente diferente do ícone e do indicador; (...) o elemento significante e o objeto ausente (significado) sãototalmente diferentes em aparência e sem relação de contigüidade. Não há relação direta entre eles, a relação é puramente convencioanl e arbitrária. (...) letras agrupadas “C-A-S-A” e o objeto casa (...) relação totalmente convencional. (...) o sentido e o valor de um símbolo dependem (...) das relações que ele mantém com os outros símbolos do sistema simbólico total; depende (...) da ausência ou presençade outros símbolos que expressam significados vizinhos ou antagônicos a ele.


DIMENSÃO DUPLA DO SINTOMA PSICOPATOLÓGICO: INDICADOR E SÍMBOLO AO MESMO TEMPO

Os sintomas médicos e psicopatológicos (...) dimensão dupla. (...) tanto um índice (indicador) como um símbolo. O sintoma enquanto índice indica uma disfunção que está em outro ponto do organismo ou do aparelho psíquico, porém aqui...
tracking img