Assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assistente Social enquanto agente de inclusão social
Por,Ana Meire Silvva.

Pressupondo Estrufika (2009, p.10)

A prática profissional do assistente social enquanto uma das
dimensões daprática social tem como solo a história da sociedade e é dela que emanam as requisições profissionais, os condicionantes de seu trabalho e as respostas possíveis de serem formuladas tendo em vista oenfrentamento e/ou superação das demandas da questão social – seu objeto de investigação/intervenção.

Nesse sentido, a atuação do profissional do Serviço Social incide diretamente na garantia de acesso àcidadania de modo igual aos que deles necessitem, sejam eles portadores de necessidades especiais, as minorias cerceadas em seus direitos (mulheres e crianças) ou os doentes mentais de maneira afomentar a reconstrução da sociedade pautada nos pilares da inclusão social. Isto posto, vale ressalvar que a atuação do profissional de Serviço Social perpassa dentro de um processo, que reverbera sobreum avanço gradual, isto é, não se percebe resultado de forma imediata. Outro critério passível de observação é a dificuldade em caracterizar o papel desempenhado pelo Assistente Social em função detoda a equipe que faz parte desse processo. Todavia é notório nas práticas observadas que as atividades de triagem (a anamnese) da família, a forma como se veem e veem o ente portador do transtorno, amaneira de auxiliarem ou não no tratamento ou as devidas orientações sobre recursos, benefícios e programas garantidos por lei para o paciente são de incumbência do Assistente Social. Em sendo assim,todo o suporte técnico, pautados nos direitos legais que assistem a família e ao portador da deficiência/doença são orientações do Serviço Social e lhe são peculiares as investigações/intervenções quevenham a beneficiar as famílias e possam assim, dar continuidade ao tratamento.
E refletindo sobre a prática cotidiana do assistente social, Estrufika (2009, p.17), pontua sobre a necessidade de se...
tracking img