Seminario matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro ciclo
Ensino e aprendizagem de Matemática no primeiro ciclo

As crianças entram no primeiro ciclo, tendo e ou não feito a pré-escola, tem alguma noção sobre numeração, medidas, espaço, formas, construídas na sua vivência, e essas noções ajudam o professor a organizar o conteúdo e a forma do aluno aprender.

A característica marcante dos alunos deste ciclo é que suaparticipação nas atividades tem um caráter bastante individualista, quase não há observação das produções dos colegas, e é fundamental que o professor intervenha com estratégias para que os alunos compartilhem conhecimentos.
Utilizam representações para interpretar, como para comunicar as estratégias de resoluções, o professor deve estar atento a essas representações,chamar atenção para asrepresentações mostrando as diferenças e vantagens.

Para explorar situações, os alunos necessitam de apoio de recursos como fichas, palitos, reprodução de cédulas e moedas), instrumentos de medida, embalagens, figuras tridimensionais e bidimensionais, etc..Concreto
De forma progressiva, realiza ações, mentalmente são absorvidas, o importante é que seja incentivado pelo professor.
A relação com a falaé peculiar entre língua materna e linguagem matemática, pois o suporte que tem é a fala é mediação na passagem do pensamento para escrita pra aprender matemática a linguagem oral tem um papel fundamental.
Usar a linguagem materna e símbolos matemáticos pra ensinar matemática são atividades importantes pra que a matemática não seja indecifrável para os alunos.

Objetivos da Matemática pra oprimeiro ciclo:


• Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que envolva contagens, medidas e códigos numéricos.
• Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagemmatemática.
• Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema podem ser resolvidos pelo uso de diferentes operações.
• Desenvolver procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado pela observação de regularidades e de propriedades dasoperações e pela antecipação e verificação de resultados.
• Refletir sobre a grandeza numérica, utilizando calculadora como instrumento para produzir e analisar escritas.
• Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição entre objetos no espaço; interpretar e fornecer instruções, usando terminologia adequada.
•Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
* Reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa,capacidade e elaborar estratégias pessoais de medida.
• Utilizar informações sobre tempo e temperatura.
• Utilizar instrumentos de medida,usuais ou não, estimar resultados e expressá-los por meio de representações não necessariamente convencionais.
• Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registro para comunicar informações coletadas.

Conteúdos de matemática para o primeiro ciclo:
- Estabelecer relações , que as aproximem de alguns conceitos,descobrir procedimentos simples, desenvolver atitudes perante a matemática. (

- Os conhecimentos das crianças devem ser interligados, não só no campo numérico, geométrico ou métricos as crianças terão melhores condições de apreender o significado dos diferentes conteúdos se conseguirem perceber diferentes relações deles entre si,
o professor deve apresentar aos alunos de forma mais...
tracking img