Tadao ando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Amazonas - UFAM













Tadao Ando: Church of the light















Alunos: Álvaro Santos / Eduardo de Oliveira.Contextualização: ano da obra, cliente, local de inserção e suas características.



A Igreja da Luz (1987-1989), tal como as demais Igrejas e obras de Tadao Ando, émarcada por uma profunda simplicidade formal e monumentalidade espacial, que lhe impregna uma forte sensação de espiritualidade e de contato com a Natureza e com os elementos, sem, no entanto estardiretamente ligada a qualquer deidade ou religião em particular. A luz como elemento de aproximação espiritual, é aqui trabalhada de forma magistral, e suas paredes de betão, que com cerca de 7 metros dealtura, conferem uma escala monumental e imponente a todo o conjunto.



Leitura da composição do objeto.



A parede atrás do altar é recortada, formando um vazio de uma cruz. E é por meiodessa abertura que a luz entra iluminando o templo escuro. A luz é, na realidade, o único elemento natural que penetra no edifício, julgando e subjugando todos os elementos compositivos e materiais queformam a igreja. Tadao Ando limitou as aberturas para que a luz brilhe mais intensamente ao entrar em um ambiente escuro, eliminando quase que por completo o contato com o exterior. As composiçõeslineares que as sombras e os raios solares projetam no interior da capela vivificam a atmosfera do templo, formando jogos de luz e sombra diferenciados, tornando assim a percepção do ambiente inédita eprazerosa ao usuário.

[pic]



A cruz do exterior, suspensa sobre uma das fachadas é a única peça de ornamentação da igreja, esse fato mostra como o arquiteto estava preocupado com o caráter limpodo prédio, deixando para elementos naturais e fora da arquitetura(a luz, por exemplo) para realçar o seu projeto.

[pic]

Referências

“Onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei...
tracking img