Seminario de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria

Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia.
A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

Energia

A energia química é uma energia baseada na força de atração e repulsão nas ligações químicas, presente na matéria que forma tudoque esta à nossa a volta, inclusive o nosso corpo. Essas ligações são estáveis em condições normais. Essas condições são, entre outras coisas, temperatura ambiente, pressão normal e outros fatores que formam a condição “normal” do ambiente onde vivemos. Para que se haja a utilização da energia química, é preciso que haja uma interferência externa forte o suficiente para que se rompam essasligações. Quando acontece esse rompimento, a energia liberada pode se manifestar de várias formas diferentes. Elas podem ser liberadas em  forma de calor, luz e ainda muitas outras formas. A energia, apesar de não ter um conceito formado, imutável, tem a ver com a capacidade de um corpo realizar um trabalho

Transformação química

Uma transformação química, também designada por reação
química,consiste numa transformação em que há formação de novas substâncias pois ocorre a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).
Há transformações químicas que ocorrem por ação do calor (termólises), por ação da luz (fotólises), por ação mecânica, por ação da corrente elétrica (eletrólises) e por junção de substâncias.
Muitas transformações químicas podem serfacilmente
detetadas pelos efeitos que se observam: mudança de cor, variação de temperatura, libertação de um gás, formação de um sólido, formação de uma chama e carbonização de uma substância.
Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.

Substânciasquímicas

Os átomos ligados, ou seja, as moléculas, representam o que chamamos de substância química, cada uma identificada por uma fórmula química como, por exemplo, H2O, que representa a substância água e indica que sua composição é de dois átomos do elemento hidrogênio e um átomo do elemento oxigênio.

ver tudo

separação quimica

separações de misturas são utilizadas para separarsubstâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades. Alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas,os métodos para que isso se concretize são muitos, filtração, destilação, decantação, entre outros.

Atomo

O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza umelemento químico. são compostos de, pelo menos, um próton e um elétron. Podendo apresentar nêutrons (na verdade, apenas o átomo de hidrogênio não possui nêutron: é apenas um elétron girando em torno de um próton).
Elétrons – Os elétrons são partículas de massa muito pequena (cerca de 1840 vezes menor que a massa do próton. Ou aproximadamente 9,1.10-28g) dotados de carga elétrica negativa:-1,6.10-19C. Movem-se muito rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.
Prótons – Os prótons são partículas que, junto aos nêutrons, formam o núcleo atômico. Possuem carga positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons; assim, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.
Nêutrons – Os nêutrons, junto aos prótons, formam o núcleo atômico. E, como possuemmassa bastante parecida, perfazem 99,9% de toda a massa do átomo. Possuem carga elétrica nula (resultante das sub-partículas que os compõem), e são dispostos estrategicamente no núcleo de modo a estabilizá-lo: uma vez que dois prótons repelem-se mutuamente, a adição de um nêutron (princípio da fissão nuclear) causa instabilidade elétrica e o átomo se rompe

Postulado de Bohr
Niels Bohr...
tracking img