Bibliografia de machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de1839. Filho de Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis. Tornou-se o maior escritor do país e um mestre da língua, e escreveu famosas obras como: Memórias Póstumas de BrásCubas, Dom Casmurro, Quincas Borba, o conto A Cartomante, entre outros.

Machado na Literatura
As idéias evolucionistas e positivistas que inundaram o pensamento da segunda metade do século XIXtiveram reflexos inelutáveis na literatura produzida no período. Com o naturalismo, houve uma radicalização do ideário realista, acabou gerando distorções e mesmo provocando um efeito inverso nasintenções de representação objetiva do real. A obsessão com o método e a fórmula provocou por vezes o afloramento do inverossímil.
No que diz respeito especificamente ao processo de desenvolvimento dospersonagens, a consequência mais direta foi a criação do que poderíamos chamar de ratos de laboratório. Submetidos a determinadas condições, e limitados por rígidas fronteiras sociais e fisiológicas, essespersonagens se viam privados de autonomia, agindo e pensando de modo restrito e previsível. Sua célebre análise de O Primo Basílio, de Eça de Queirós, Machado de Assis deixa evidente a suapreocupação com o que chama de “realismo implacável, consequente, lógico”. O escritor carioca se refere ao modelo naturalista implantado na ficção de língua portuguesa, copiado dos franceses.
Partindo de OCrime do Padre Amaro, primeiro romance de Eça, Machado faz questão de declarar desde logo a sua admiração pelo talento do colega lusitano, sem, no entanto, deixar de lhe criticar a filiação cega àspreocupações de escola. Chega mesmo a dizer que quando se esquece dessas preocupações, o escritor português produz quadros “excelentemente acabados”.
Sobre os personagens, percebemos no estudo de...
tracking img