Semicondutores

Páginas: 16 (3882 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS


Alecksey Correa
Alisson Generoso
Arthur Correa
Davi Carvalho Lott
Davi Almeida
Felipe Mitraud
Gabriel Henrique
Gabriel Leite


Semicondutores












MINAS GERAIS
2014
TRABALHO DE QUÍMICA


SEMICONDUTORES

Alunos:
Alecksey Correa
Alisson Generoso
Arthur Caetano
Breno Henrique
Cesar Augusto
Davi AlmeidaDavi Lott
Felipe Mitraud
Gabriel Leite
Gabriel Gomes



SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CONSTITUIÇÃO QUÍMICA
3 TIPOS DE SEMICONDUTORES
3.1 SEMICONDUTORES INTRÍNSECOS
3.2 SEMICONDUTORES EXTRÍNSECOS
3.2.1 SEMICONDUTOR TIPO N
3.2.2 SEMICONDUTOR TIPO P
4 EXEMPLOS DE SEMICONDUTORES
5 PRINCIPAIS FORMAS DE USO
5.1DIODO
5.2 TRANSISTOR
5.3 LED
6 APLICAÇÕES NA SOCIEDADE
7 RELATÓRIO DESEMICONDUTORES NO TRABALHO
8 FUTURO DOS SEMICONDUTORES
9 REFERÊNCIAS BIBILIOGRÁFICAS








1 INTRODUÇÃO
Alguns materiais apresentam propriedades de condução elétrica intermediárias entre aquelas inerentes aos isolantes e aos condutores.Tais materiais são denominados de semicondutores.
A característica mais interessante do material semicondutor, e que o torna atrativo do ponto de vista dafabricação de componentes eletrônicos, é a possibilidade de se poder variar substancialmente sua condutividade elétrica pela alteração controlada de sua composição química ou estrutura cristalina.
Os materiais semicondutores podem ser tratados quimicamente de diferentes maneiras de forma a tornarem-se tão condutores quanto o necessário à temperatura ambiente (dopagem). A combinação desemicondutores com diferentes tipos de dopagens faz emergir propriedades elétricas não observáveis quando separados, propriedades muito úteis sobretudo no controle de correntes elétricas.
Um exemplo típico de um elemento químico que pode formar materiais exibindo características elétricas distintas é o carbono. Dependendo da forma com que os átomos de carbono se interligam, o material formado pode tornar-seum isolante ou um semicondutor. Uma das formas naturais de matéria formada por átomos de carbono arranjados ordenadamente em uma estrutura cristalina é o diamante, que é um material de grande dureza e eletricamente isolante.Os átomos de carbono podem também arranjar-se naturalmente em uma estrutura amorfa ou não cristalina, dando origem ao grafite que é um material semicondutor.

2 CONSTITUIÇÃOQUÍMICA

Os materiais semicondutores mais simples são constituídos de átomos de um único elemento químico com quatro elétrons na camada de valência. Átomos exibindo esta configuração eletrônica são denominados de átomos tetravalentes. Os átomos que possuem 4 elétrons na última camada de valência não são estáveis.Os semicondutores se enquadram nesse grupo, mas por causa da forma com que agrupamseus átomos (cada átomo fica equidistante e, relação a quatro outros átomos, ou seja, uma estrutura cristalina) eles conseguem alcançar a estabilidade fazendo quatro ligações químicas covalentes, conseguindo 8 elétrons na última camada, e por consequência ficam estáveis quimicamente.













A Fig.1 Ilustra a configuração dos átomos tetravalentes de germânio (Ge) e silício(Si)que dão origem a materiais semicondutores.

Os átomos que têm quatro elétrons na camada de valência tendem a se arranjar ordenadamente na formação do material segundo uma estrutura cristalina com átomos vizinhos compartilhando seus elétrons de valência por ligação covalente.

Nas ligações covalentes os elétrons permanecem fortemente ligados ao par de núcleos interligados. Por esta razão osmateriais formados por estruturas cristalinas puras, compostas unicamente por ligações covalentes, adquirem características de boa isolação elétrica. Na forma cristalina, o silício e o germânio puros são materiais semicondutores com propriedades elétricas próximas àquelas de um isolante perfeito.












Os semicondutores são materiais que devido a influência da temperatura na sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Semicondutores
  • semicondutores
  • semicondutores
  • semicondutores
  • Semicondutores
  • Semicondutores
  • semicondutores
  • semicondutores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!