Semana de arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento:
Ocorrida no Teatro Municipal de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna teve como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que jávigoravam na Europa e pregar a tomada de consciência da realidade brasileira. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européiasmais conservadoras. Este evento artístico e cultural foi idealizado por um grupo de artistas. Entre eles, o pintor Di Cavalcanti.
As primeiras informações sobre a realização de uma semana de arte foramveiculadas pela imprensa paulista em 29 de janeiro de 1922. Nesta data, o jornal Correio Paulistano noticiava a organização da Semana e relacionava todos os prováveis participantes do evento. Duranteos primeiros dias de fevereiro, várias outras notícias criavam um clima de expectativa em torno do acontecimento. Tal fato explica a enorme afluência de público ao primeiro espetáculo, na noite de 13de fevereiro.
Espalhadas pelo saguão do Teatro Municipal de São Paulo, várias pinturas e esculturas provocaram reações de espanto e repúdio. Os trabalhos mais visados foram os de Victor Brecheret eAnita Malfati. O espetáculo de 13 de fevereiro foi aberto com a conferência de Graça Aranha, intitulada “A Emoção Estética na Arte Moderna”, acompanhada da música de Ernani Braga e da poesia deRonald de Carvalho e de Guilherme de Almeida. A conferência de Graça Aranha nem chegou a causar tanto espanto, ao contrário da música de Ernani Braga que fazia uma sátira a Chopin – o que levaria apianista Guiomar Novaes a protestar publicamente contra os organizadores da Semana. A noitada prosseguiu com a conferência “A Pintura e a Escultura Moderna no Brasil”, de Ronald de Carvalho, três solos depiano de Ernani Braga e três danças africanas de Villa-Lobos.
O Segundo espetáculo, em 15 de fevereiro, anunciava como grande atração a pianista Guiomar Novaes, que, apesar do protesto, compareceu e...
tracking img