Semana de arte moderna e 1° fase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A revista que traz idéias inovadoras e pontos de vista diferentes! O passado no presente, o presente com idéias do passado!



Veja os Redatores e editores que levam a você todo o conhecimento sobre a Arte Moderna.

Greicy Helen Editora e Redatora.

Luísa Gamba Redatora.
Bruna Zeni Redatora.Ramon Reis Redator, Editor e Revisão.

* Vanguardas européias Pg 1
* Faça valer seu espaço Pg 1
* Semana de 22 Pg 2
* Escritores na Semana de Arte Moderna Pg 3
*Mário de Andrade Pg 3
* Oswald de Andrade Pg 4
* Manuel Bandeira Pg 4
* Primeira fase do modernismobrasileiro Pg 5
* Críticas são parte do movimento Pg 5
* Um meio de divulgação Pg 6
* Especial Mário de Andrade Pg 7
* Uma breve nota sobre Mário de Andrade Pg 7
* Mário de Andrade um escritor consagrado Pg 7
* Mário de Andrade e suas obras Pg 8* Amar, Verbo intransitivo Pg 9
* Macunaíma Pg 9
* Oswald de Andrade Pg 9
* Oswald de Andrade, movimentos e seus escritos Pg 10
* Via Láctea Olávo Bilac Pg 10
*Paródias sobre o Poema Via Láctea Pg 11-12
* Dicas de Redação Enem Pg 12

Retrô é uma revista que traz artigos sobre o movimento modernista, a semana de arte moderna, os autores dessa semana, as revistas que ajudaram a divulgar o movimentomodernista pelo Brasil... Enfim, leia a revista Retrô e aumente seus conhecimentos. Agora entenda um pouco mais sobre o modernismo e sua primeira fase, e as vanguardas européias nos textos a seguir.
Vanguardas européias
Luísa Gamba
A nova intelectualidade brasileira dos anos 10-20 viu-se em um momento de necessidade de abandono dos antigos ideais estéticos do século XIX ainda em moda no país. Haviaalgumas notícias sobre as experiências estéticas que ocorriam na Europa no momento, mas ainda não se tinha certeza do que estava acontecendo e quais seriam os rumos a se tomar.
As Vanguardas Europeis tiveram grande influência sob os autores e artistas brasileiros que almejavam buscar algo novo e criativo, sair dos padrões sociais e culturais de sua época que eram severamente respeitados eseguidos. Isto causou grande impacto na época, e muitos viam os que seguiam esse movimento como radicalistas e até mesmo louco.
O principal foco de descontentamento com a ordem estética estabelecida se dava no campo da literatura (e da poesia, em especial). Exemplares do Futurismo italiano chegavam ao país e começavam a influenciar alguns escritores, como Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida.
Ajovem pintora Anita Malfatti voltava da Europa trazendo a experiência das novas vanguardas, e em 1917 realiza a que foi chamada de primeira exposição modernista brasileira, com influências do cubismo, expressionismo e futurismo. A exposição causa escândalo e é alvo de duras críticas de Monteiro Lobato, o que foi o estopim para que a Semana de Arte Moderna tivesse o sucesso que, com o tempo,...
tracking img