Semaantica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVRO DOS MINICURSOS

A SEMÂNTICA LEXICAL E AS RELAÇÕES DE SENTIDO: SINONÍMIA, ANTONÍMIA, HIPONÍMIA E HIPERONÍMIA Fernanda Gomes da Silva (UFRJ) fernandagomes83@yahoo.com.br Simone Sant´Anna (UFRJ) simonesnt@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Como estabelecer uma relação entre as teorias da semântica lexical e a prática docente? Qual é a importância de ter uma visão crítica sobre as abordagensapresentadas nos livros didáticos? O que fazer para tornar a aplicação das atividades mais eficaz em sala de aula? A partir dessas questões, este minicurso vem propor uma reflexão acerca das relações de sentido, com base na teoria da Semântica Lexical segundo os conceitos de sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia de Lyons (1979) e Lopes e Pietroforte (2004). O objetivo dessa discussão centra-se em (i)relacionar os conceitos da teoria em questão com a prática pedagógica; (ii) analisar o tratamento conceitual das relações de sentido nos LDPs; e (iii) sugerir algumas propostas para a elaboração de atividades didáticas.
34

Cadernos do CNLF, Vol. XIII, Nº 03

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos
A semântica lexical é uma das é uma das muitas vertentes relativas aosestudos semânticos. Esta teoria faz parte da semântica estruturalista que, assim como Saussure, se preocupa com a linguagem e não com as coisas (mundo real). Na semântica lexical, as palavras são definidas umas em relação às outras. Neste minicurso serão analisadas apenas quatro dessas relações: a sinonímia, a antonímia, a hiponímia e a hiperonímia. As palavras podem ser consideradas sinônimas quandoapresenta a possibilidade de serem substituídas umas pelas outras em um determinado contexto sem acarretar alteração de sentido. A antonímia, por sua vez, diz respeito a palavras que apresentam significados contrários. E, finalmente, a hiponímia e a hiperonímia são relações de sentido entre palavras tal que o significado de uma está incluído na significado da outra, sendo o termo mais genéricochamado de hiperônimo e o termo mais específico chamado de hipônimo. A ABORDAGEM TEÓRICA DA SEMÂNTICA LEXICAL a) Segundo Lyons (1979) · Sinonímia e antonímia

Os valores afetivos inerentes a um lexema não se separam na linguagem cotidiana; associações afetivas se superpõem frequentemente ao chamado significado intelectual. Não há uniformidade conceitual no tratamento da distinção entre sinonímiacognitiva e sinonímia não-cognitiva. Lyons (1979) julga preferível restringir o termo sinonímia a o que os semanticistas chamam sinonímia cognitiva. Vale salientar que a grande contribuição de Lyons é evidenciar que a sinonímia é dependente do contexto. Em relação à antonímia, Lyons (1979) apresenta três tipos de oposições de sentido: a complementaridade, a antonímia e a reciprocidade. A primeirapode ser definida por uma
Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2009 35

LIVRO DOS MINICURSOS

relação que se estabelece entre pares de palavras como solteiro e casado. Além disso, a complementaridade acrescenta a tais pares de unidades lexicais o fato de que a negação de um implica a afirmação do outro e a afirmação de um implica a negação do outro. Exemplo:
“João não é casado” implica “João é solteiro”“João é casado” implica “João não é solteiro”

Embora ocorra normalmente o fato de que a negação de um implica a afirmação do outro, é em geral possível “anular” uma ou ambas as implicações. Exemplo:
“João é casado e solteiro”

O segundo tipo de oposição que o autor apresenta é a antonímia propriamente dita. O que caracteriza os antônimos dessa classe é o fato de poderem ser regularmentegraduáveis. E a comparação entre eles pode ser explícita ou implícita. As frases explicitamente comparativas podem ser de dois tipos:


Duas coisas podem ser comparadas em relação a certa “propriedade”.
Ex: Nossa casa é maior que a sua.



Dois “estados” da mesma coisa podem ser comparados em relação à “propriedade” em questão.
Ex: Nossa casa é maior do que era.

Na comparação entre...
tracking img