Critica ao artigo sobre estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRÍTICA AO ARTIGO

PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Patrícia Prado Belfiore e Oswaldo Luiz do Valle Costa

O artigo pesquisado pelo grupo tem o objetivo de minimizarcustos de estoque e distribuição, organizando as entregas para os clientes. Com as novas tendências globais, faz-se necessário para que a empresa obtenha sucesso uma cadeia de suprimentos bemdesenvolvida para alcançar competitividade no mercado.
Foi citada a técnica VMI (Vendor Manages Inventory) ou estoque gerenciado pelo fornecedor, que pode ser definida como o fornecedor controla os níveis deestoque de seus clientes e decide quando e quanto entregar de mercadoria para cada cliente. Diversas empresas têm utilizado essa técnica, que requer disponibilidade e acurácia em todos os processosprodutivos e logísticos.
O problema de estoque e roteirização significa que o administrador deve controlar os estoques dos clientes e distribuir as mercadorias, minimizando custos e atendendo asdemandas de todos, proporcionando aumento do nível de serviço e menores investimentos em recursos de controle.
As decisões a respeito do modelo são tomadas diariamente, que podem aumentar o controle eenvolvem custos de transporte, lucro, penalidade de falta, custo de estoque, nível de estoque do cliente, quantidade entregue para o cliente no dia, entre outrass, que são os fatores chave para esseprocesso.
Foi explicitado no texto que não existem muitas literaturas que englobam o tema ou que não são exatamente voltados para a interligação entre os problemas de estoque e roteirização, que édefinida como demanda estocástica, ou seja, a demanda é desconhecida e requer métodos matemáticos e estatísticos para sua solução.
Também foi proposto métodos de solução para o problema, iniciando pelomodelo agregado, onde são analisados os trade-offs. Vários autores, segundo o texto, também exploraram esta idéia, porém a que otimizou os custos da frota foi Webb e Larson que defenderam que cada...
tracking img