Selos verdes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inicialmente não se pensava que o mercado e a natureza pudessem coexistir em iguais condições, e, desta forma, as ações humanas, sempre em prol da economia, passaram a representar mazelas para o meioambiente e futuro do planeta. Recentemente, um movimento conhecido como Ambientalismo propôs que o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental poderiam ser complementos um do outro. Comoresultado dessa nova corrente, surgiram programas e leis visando à preservação ambiental. Um grande exemplo de tais ações foi a criação dos Selos Verdes. O primeiro foi implantado em 1970 e representapráticas de proteção à natureza e uso de técnicas limpas de produção, dados através de instituições específicas. No Brasil, a série ISO 1400 iniciou a expansão deste conceito em nosso País, quandoregularizou a competição, marketing e barreiras comerciais.
A primeira vantagem em se adotar medidas que garantam o Selo Verde para uma empresa, é, logicamente, a diminuição da poluição causada pela companhia.Em seguida, podemos destacar o marketing positivo gerado para a empresa e possível aumento de vendas, que ocorre quando o comprador sente-se responsável no ato de conservar o planeta e escolhe oproduto considerado “ecologicamente correto”. Além disso, as empresas buscam incrementar padrões e procedimentos industriais e criar novas tecnologias limpas para implementar em suas empresar devidos aosincentivos citados – tanto da conquista do Selo Verde pela empresa, como a escolha preferencial do cliente – e, adicionando a essas vantagem competitivas, podemos somar as economias que podem serfeitas advindas da redução e a reutilização de recursos. Outro ponto relativo à competitividade é que, para não serem deixadas para trás, as companhias buscam sempre métodos limpos mais eficazes.
Emcontrapartida, os Selos Verdes podem ser utilizados como base da “maquiagem verde”. Essa prática nada mais é que a criação de uma falsa imagem “ecologicamente correta” ao iludir consumidores através...
tracking img