Selo energy star

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário UMA
Bernardino Ferreira
Fernando Piermatei
Henrique Micheline de Faria
Jonathan Ralph Campos Barroso
José Erinaldo Almeida
Kelly Figueiredo M Silva

A Aplicação do Selo Energy Star em Equipamentos de TI no Mercado Brasileiro

Belo Horizonte
2011
Bernardino Ferreira
Fernando Piermatei
Henrique Micheline
Jonathan Ralph
José Erinaldo de Almeida
Kelly FigueiredoM Silva

Aplicação do Selo Energy Star em equipamentos de TI do mercado brasileiro

Trabalho interdisciplinar dirigido apresentado como requisito de avaliação do curso de Engenharia de Computação do Centro Universitário UNA para aprovação nas disciplinas do módulo A do ciclo 1.
Professor orientador: Elson de Abreu

Belo Horizonte
2011
Resumo
O programa Energy Star foi criado devido ànecessidade da conservação da energia e diminuição da emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente.
O Energy Star é um selo que fornece aos consumidores informações sobre diversos produtos tecnológicos, promovendo assim, o desenvolvimento de equipamentos energeticamente eficientes. Para obter o selo do programa, o produto deve preencher rígidos padrões de eficiência tecnológica.
Esteartigo teve a finalidade conhecer o histórico do programa, padrões que regem o mesmo, caracterizar os componentes dos equipamentos, exemplificar a aplicação da fórmula do programa para monitores no modo ativo e traçar a real situação do selo no mercado brasileiro.
Foi realizado um estudo descritivo e exploratório pautado na pesquisa bibliográfica dos conteúdos em sites, livros, monografias erevistas.
Por meio deste estudo constatou-se a eficácia e a importância do selo e a necessidade de maior divulgação do programa no mercado brasileiro.

Descritores
Energy Star; TI; Sustentabilidade; Energia

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO5
2 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO6
2.1 O PROGRAMA ENERGY STAR6
2.2 MERCADO6
2.3 CARACTERÍSTICAS DOS COMPONENTES 6
3 METODOLOGIA E MATERIAIS9
4DESENVOLVIMENTO10
5 CONCLUSÃO12
6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICO13
7 ANEXOS14
7.1 ANEXO I14
7.2 ANEXO II15











1. Introdução
O desenvolvimento e a ampliação dos mercados levaram ao aumento do consumo de energia e da demanda de recursos naturais não renováveis, provocando mudanças nas empresas, que passaram a se reestruturar no intuito de se adaptarem aos conceitosde desenvolvimento sustentável (Araújo et al, 2006).
A sustentabilidade está relacionada com a continuidade dos recursos naturais não renováveis, atendendo às gerações presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras, sejam elas econômicas, sociais, culturais e ambientais (Relatório de Brundtland, 1987). Neste contexto, encontra-se a “TI verde” como grande colaboradora para oconsumo racional de energia e responsabilidade ambiental. De acordo com Lucas (2010) a TI verde busca diminuir o desperdício e aperfeiçoar a eficácia de todos os procedimentos e elementos que estão associados à utilização de computadores, incluindo a produção de equipamentos eletrônicos com menor consumo de energia, contudo sem diminuir sua eficiência.
Na década de 90 foi criado nos Estados Unidosum programa de preservação do meio ambiente, por meio do consumo eficiente de energia e redução da emissão de gases poluentes, denominado Energy Star 1.
O Energy Star foi projetado como um programa voluntário para promover inovações no que se refere à economia de energia, fornecendo aos consumidores informações sobre diversos produtos tecnológicos, promovendo assim, o desenvolvimento deequipamentos energeticamente eficientes. Para obter o selo do programa, o produto deve preencher rígidos padrões de eficiência tecnológica (Energy Star, 2011).
Atualmente o uso consciente de energia é uma preocupação global. No entanto, resta saber: O mercado brasileiro e seus equipamentos de TI estão em sintonia com tal conceito?
Diante disto, o presente trabalho pretende investigar a aplicação do...
tracking img