Analise de recursos hidricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
River Analysis
Criação do Eixo
Para que seja possível criar as seções e fazer todas as análises, é necessário definir um eixo para o rio.
1. Abra o desenho “River_Demo03”. 2. Para definir o eixo, utilize a ferramenta do AutoCAD Civil 3D “Water Drop”. Esta está localizada em “Ribbon”, na aba “Analyse”, no painel “Ground Data”, no item “Flow Paths”. Selecione a ferramenta “Water Drop”. 3. Clique norio para que apareça o “caminho” do rio, as linhas em azul, conforme Figura 1.

Figura 1

4. Depois de fazer todas as partes do rio com a ferramenta “Water Drop”, utilize os comandos de AutoCAD para criar polilinhas e juntá-las com as polilinhas do “Water Drop”, criando uma linha contínua através de todo o rio.

1

Criação das vistas
Para os próximos passos, serão utilizados apenas os comandosda aba “River” em “Ribbon”. Serão criadas vistas das seções para que sejam feitas as análises.
5. No painel “Imput”, selecione “Create Section” e selecione “Section Elevation Data Source”. 6. Não será necessária a verificação de todos os “layers”, apenas “CI_1m”, “CM_5m”, “FUNDO_CI” e “FUNDO_CM”. Selecione todos os “layers”, menos os citados acima, e clique no botão “Ignore” ao lado.

Figura 2

7.Selecione os quatro “layers” que restam e clique em “Use”. Na parte de “Elevation Surfaces”, selecione a Superfície “SUPERFÍCIE – EG” e clique em “Use”. Ao terminar, clique OK. 8. No painel “Imput”, selecione “Create Section” e clique em “Automated Section Cut”. Na janela “Automated Section Cut”, iremos definir todas as configurações necessárias para a criação das seções. 9. Na parte “General’’,clique em “Pick <” para selecionar o eixo do rio. Selecione o eixo que criamos com as polilinhas e o “Water Drop”. 10. Verifique se “Cross section cutting method” está definido como “Perpendicular”. No item “Cross section spacing”, digite 200 m, assim, as seções serão definidas a cada 200m. Em “Cross section width”, defina a largura da seção como 350m. 11. Selecione o item “Keep end points ofcutline”, em “XS overlapping” e selecione “Trim intersecting ends”. Isto significa que se duas linhas das seções se cruzarem, o programa dará trim em uma, evitando assim o cruzamento das duas. 12. Deixe o item “Station” como 0m e em “Type”, selecione “Thalwag centerline”. 13. Em “Bank Stations”, iremos selecionar as “margens” do rio, clicando em “Pick <” e selecionando primeiro o lado esquerdo do rio(última linha vermelha) e depois clique em “Pick <” para selecionar o lado direito do rio (última linha vermelha).

2

14. As outras configurações podem ser deixadas da maneira que estão configuradas. Clique OK, e as vistas serão criadas.

Figura 3

15. Ao criar as vistas, clique no painel “Imput”, no item “Section View”, selecione o item “Zoom to section view” e selecione uma das vistas. Verifiqueque a mesma pode não ter sido criada de uma maneira correta. 16. Selecione “Create Section” no painel “Imput” e clique em “Recut section”. Selecione “All” e clique OK. As vistas serão arrumadas. No painel “Imput”, no item “Section Geometry”, selecione “Resize section views”. Verifique que as vistas estarão centralizadas.

Figura 4

3

17. É possível alterar as configurações das suas vistas. Paraisso, no painel “Imput”, selecione “Section Geometry”, e clique em “Configure Section Views”. Uma janela conforme Figura 5 aparecerá, para que seja possível alterar as configurações.

Figura 5

18. Outra ferramenta disponível é a edição de geometria de seções. No painel “Imput”, selecione “Section Geometry” e clique em “Section Geometry Editor”. Uma janela aparecerá, onde é possível escolher aseção transversal e definir seus dados através da tabela. Figura 6.

Figura 6

4

Análises
19. Ainda na aba “River”, no painel “Imput”, no item “Section Assign”, selecione “Assign Manning’s Roughness”. Verifique se todos os parâmetros estão conforme Figura 7.

Figura 7

Para fazer a análise, o programa só calcula para 500 pontos na seção, portanto deve-se verificar se é necessário diminuir o...
tracking img