“Seja assertivo”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Seja Assertivo!” (Vera Martins)
“podemos expandir o conceito de Assertividade para a comunicação emocional não-violenta, que promove a cultura da paz“
Introdução 
A autora intitula “A Beleza do Ser Humano”, onde cada pessoa é única e exclusiva e, ao se conscientizar do seu valor e de sua capacidade de realizações, uma energia positiva invade seu corpo, sua mente e seu espírito.  Diz que omais belo do homem repousa no dom de perdoar a si mesmo e aos outros, ou seja, a assertividade se sustenta no seu perdão. 
Defini muito bem ao meu ver, “confronto” e “encontro” - onde o confronto de pensamentos, sentimentos e desejos é inevitável para usufruir o gosto do encontro. Diz que a nossa mente, entediada e imersa na solidão dos próprios pensamentos, busca a presença dos pensamentos dooutro, por meio do diálogo.  A beleza do ser humano está em promover o encontro a partir do confronto baseado no princípio da cooperação, e não no princípio do conflito.
Resumo do resumo: Ser assertivo é dizer “SIM” e “NÃO” quando for preciso!!!
Assertividade
É uma filosofia de relacionamento humano com soluções ganha-ganha.  Menciona que devemos experimentar a firmeza acompanhada da verdade!Reagindo quando necessário e defendendo o SEU EU!  Uma comunicação criativa, transparente, expressando suas necessidades, seus pensamentos e sentimentos de forma honesta e direta, sem violar os mesmos direitos dos outros.
Ao assumir a postura assertiva, você desenvolve relações maduras e produtivas nos ambientes profissional e familiar e também em situações do cotidiano. Sendo que relações madurassignificam relações de “interdependência“, e não de dependência e independência.  Neste caso ser interdependente é assumir com humildade a dependência ou independência e aceitar a mesma coisa no outro, com colaboração mútua e influenciando seus objetivos de forma recíproca.
Nas negociações, a assertividade é um ingrediente vital e a falta dela diminui seu poder de influência.  Assertividade é o planode fundo do diálogo, quem é assertivo tem mais credibilidade e é mais respeitado.
A assertividade é uma necessidade para enfrentar o mundo das incertezas, é o equilíbrio entre a socialização e individualidade – é respeitar o espaço do outro!  Para melhorar sua auto-estima e ser mais assertivo, tome em suas mãos as rédeas de sua vida e aceite a responsabilidade por suas escolhas.
Credibilidade“Afirmar o seu EU é uma questão de sobrevivência”.
O nível de escolaridade está aumentando entre os profissionais, os cargos na hierarquia organizacional diminuindo, e a gestão com foco nos resultados tomando lugar nas empresas. O sistema hierárquico por si só, no qual uma minoria domina a maioria está desmoronando, as pessoas já não aceitam ordens sem questionamentos e não querem ser excluídas doprocesso de tomada de decisões. O compartilhamento do conhecimento iguala o poder, o que caracteriza uma relação de interdependência, exige maturidade, muita conversa, tolerância com a essência do EU do outro.
Fica claro que hoje, convivendo com o paradigma “mudar é preciso”, a credibilidade não é mais conquistada por uma comunicação baseada no “temor”.  Para sobrevivência e sucesso a pessoaprecisa da afirmação do seu próprio EU, conseguir a segurança e fugir de medos que assustam as pessoas como a “falta de dinheiro” e o “desemprego”. Novos padrões indicam que a credibilidade não é imposta, mas, ao contrário, é conquistada pela confiança que o outro deposita em você. A confiança se estabelece quando são atendidas as leis do discurso que regem o diálogo e determinam o sucesso de umprocesso de comunicação.
Outro fator importante para uma boa credibilidade pessoal, está no fator “poder”. A autora descreve que o Poder está na força de influenciar o pensamento e o comportamento do outro, podendo ser usado pela coerção ou aceitação. O que mais destacou foi o “poder pessoal” baseado nas habilidades pessoais de envolvimento e comprometimento das pessoas, em sua competência de ser...
tracking img