Seila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAL COMPLEMENTAR


[pic]



PROFª. MAYLA COSTA




























































































































A vocês, meus alunos,





Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe édada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo.
Autor: Edward Gibbon.





1. COMPREENDENDO DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Antes de começarmos o estudo dos princípios contábeis relacionados à análise das demonstrações financeiras, precisamos verificar as ferramentas e técnicas utilizadas
na análise dessas demonstrações.
A análise das demonstraçõesfinanceiras tenta avaliar principalmente a lucratividade e o risco da empresa. O administrador financeiro examina algumas relações entre diversos itens das demonstrações expressas sob a forma de índices financeiros. Este capítulo descreve vários índices comumente utilizados e ilustra sua utilidade na avaliação da lucratividade e do risco da empresa.
A análise em questão permite que o administradorfinanceiro:
❖ Avalie o desempenho passado e a posição financeira atual da empresa – exercício retrospectivo;
❖ Projete o desempenho e a posição financeira futuros – exercício prospectivo.


Ao analisar um conjunto de demonstrações financeiras, a primeira questão que o administrador financeiro deve perguntar é “o que estou procurando?”. A resposta a essa
indagação exigeentendimento de como as empresas tomam decisões de investimento.

Fatores da Economia em sua totalidade – inflação, alterações nas tensões políticas internacionais – também provavelmente afetarão o preço de mercados das ações da Petrobrás. Fatores específicos do setor industrial em que a Petrobrás atua – escassez de matérias-primas, ações regulatórias do governo – também podem vir a influenciar opreço de mercado das ações da empresa em questão. Uma vez que os indivíduos preferem menor risco a maior risco, você provavelmente exigirá um retorno maior para aplicar em ações ordinárias da Petrobrás do que aplicar em certificados de depósito emitidos pelo banco local.

Pesquisas teorias e empíricas têm mostrado que o retorno esperado pelo investimento em uma empresa relaciona-se em partecom a lucratividade esperada da mesma. O administrador financeiro estuda os lucros passados da empresa, para entender seu desempenho operacional passado e obter subsídios para projetar sua lucratividade futura.

As decisões de investimento também exigem que o administrador financeiro avalie o risco associado com o retorno esperado. A empresa pode estar com dificuldades de caixa, não podendopagar um empréstimo de curto prazo prestes a vencer, por exemplo. Ou a dívida de longo prazo em sua estrutura de capital pode ser tão grande, que a empresa encontre dificuldades em pagar os respectivos juros e amortização de principal.

As demonstrações financeiras fornecem informação a respeito de como esses e outros elementos do risco afetam o retorno esperado. A análise dasdemonstrações financeiras, portanto, explora esses aspectos de lucratividade e/ou risco da empresa.


Porém, os usuários dessas demonstrações financeiras podem encontrar dificuldade em responder a questões sobre a lucratividade e o risco de uma empresa, com base nas informações “brutas” fornecidas pelas demonstrações. Não se pode avaliar a lucratividade da empresa, por exemplo, olhando-se apenas olucro líquido da demonstração e resultado – é necessário que o lucro líquido seja comparado com o ativo total ou com o patrimônio líquido.

O administrador financeiro expressa essas e outras relações entre os itens das demonstrações financeiras sob a forma de índices. Alguns índices relacionam itens apenas da demonstração de resultado; outros, itens apenas do balanço; e outros, itens
que...
tracking img