Seguro prestamista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é

O Seguro Prestamista são seguros de vida em grupo, onde os segurados convencionam pagar prestações ao estipulante para amortizar dívida contraída ou para atender a compromisso assumido. O primeiro beneficiário é o próprio estipulante pelo valor do saldo da dívida ou do compromisso. A diferença que ultrapassar o saldo será paga ao segundo beneficiário, indicado pelo segurado,oconsumidor contará com a tranquilidade de ter a sua dívida quitada, caso aconteça algum imprevisto.

A característica principal do seguro prestamista é poder prestar auxilio financeiro para quitar ou amenizar perdas financeiras dos seus beneficiários, ele se destaca como uma das mais interessantes opções para trabalhadores autônomos e profissionais liberais, por possuírem mais chances de perderemsua fonte de renda temporariamente.

|Modalidade |Cobertura |
|Seguro Prestamista |Perda de Renda |
| |Morte |
| |Invalidez | O seguro foi desenvolvido a princípio com o objetivo exclusivo de fazer a cobertura em casos de sinistro de morte e invalidez. O seguro prestamista também pode ser utilizado para cobrir outras eventualidades, como por exemplo o desemprego involuntário ou a perda de renda no caso de trabalhador autônomo.As taxas dessa modalidade de cobertura são bem maiores.

Para que Serve
Por se tratar de umamodalidade de seguro de vida em grupo, garante a liquidação de sua dívida ou o pagamento de um determinado número de parcelas, dependendo do contrato, na hipótese de morte, invalidez permanente total por acidente, desemprego involuntário e perda de renda do autônomo.A proteção financeira para a quitação do saldo da dívida ou de um determinado número de parcelas, caso aconteça algum imprevisto,oferece vantagens para consumidores e empresas.
Para as empresas, é instrumento auxiliar na redução da inadimplência, e para os familiares de quem contraiu o empréstimo, é garantia de manutenção do patrimônio adquirido. Essas são as principais características desse seguro – até há pouco tempo quase inexplorado no Brasil – que, aliadas à inserção da população de menor poder de compra no mercado deconsumo, promoveram seu crescimento nos últimos anos.O consumidor não compra o seguro prestamista diretamente com a seguradora, mas se a loja ou financeira tiver parceria com uma companhia de seguros, o comprador terá a opção de contratá-lo. Além de trabalhar junto com redes varejistas e financeiras para a venda de seguro prestamista, as seguradoras firmam parcerias com bancos para a oferta doproduto atrelado ao crédito consignado. Mas o principal canal de distribuição são as redes de varejo, superando os bancos.
O seguro prestamista possui diversas variações na sua utilização, uma delas é para cobrir eventuais sinistros de marido e esposa. Neste caso, se houver algum problema com qualquer um dos dois, o seguro prestamista cobrirá uma eventual dívida. O seguro prestamista nesta modalidade émuito interessante para quem depende da renda total da família para arcar com o custo de um empréstimo
Entre 2003 e 2008, o faturamento do seguro prestamista saltou de R$ 227,5 milhões para R$ 2,3 bilhões – com crescimento acima de mil vezes. A expectativa é de que esse tipo de seguro continue em expansão, porém em ritmo menos intenso, em decorrência da queda no volume de crédito ofertado, nãoapenas no Brasil, mas em todo o mundo, em decorrência da crise econômico-financeira internacional.

Quanto Custa
O valor do seguro prestamista varia muito de acordo com o valor do bem e o prazo do financiamento. Ou seja, há diferenças entre um seguro para um liquidificador e outro para uma moto, como também no pagamento de um seguro de uma dívida de três meses e no de outra de 36 meses.Como é...
tracking img