Seguranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO





As organizações no atual cenário globalizado desenvolvem, suas atividades fundamentados pela informação, buscando informação e produzindo informação. De acordo com Meirelles (1994) a quantidade de informação científica dobra a cada oito anos, e uma organização que não acompanhe esse ritmo acelerado, quase frenético, está literalmente fadada ao fracasso.Na mesma proporção que a quantidade de informação disponível sobe em níveis nunca vistos, o tempo disponível para o administrador coletar, tratar e processar essa informação, transformando-a em diferencial para seu produto e na tomada de decisão diminuiu.


As informações constituem um tipo de recurso disponível para as organizações. Atualmente é um recurso precioso para quem consegueutilizá-la adequadamente. A obtenção de informações que sejam relevantes para um negócio dá-se através de algum sistema de informação que tenha sido eficientemente planejado.


No ambiente do sistema de informação, atrelado ao fato de a informação ter um valor imensurável, outro aspecto surge com grande força no contexto organizacional: A segurança do recurso da informação para a empresa.Como tudo que é valioso é cobiçado, a informação não é diferente, diversos são os mecanismos e metodologias de tentativa de obter informações das organizações. Além do fato de as informações serem recursos cobiçados, a necessidade de proteção contra erros, catástrofes e acidentes também se faz necessário frente a importância da manutenção da confidencialidade, integridade e disponibilidade destainformação.


Neste sentido o primeiro capítulo deste trabalho tratará a informação como ativo da organização, focado em primeiro plano, na qualidade da informação, bem como dos benefícios que uma informação de qualidade pode trazer para a gestão da organização.


Posteriormente o segundo capítulo, tratará da segurança da informação propriamente dita. Neste item serão abordadosos conceitos básicos da segurança da informação, as principais ameaças a ela e algumas formas de proteção. As definições das ameaças se darão de modo mais genérico, uma vez que o foco deste trabalho é uma ameaça específica que será abordada no item posterior, sendo essa a Engenharia Social.


Em seguida, este trabalho aportará sua temática na análise ameaça a segurança da informaçãopromovida pela engenharia social. Neste item serão apontados os conceitos do termo, bem como as técnicas de aplicação, as ferramentas utilizadas, a política de segurança e alguns estudos de caso relacionado a Engenharia Social.


Por fim este trabalho tecerá comentários pertinentes às análises promovidas e promoverá conclusões de modo a expandir o conhecimento já apurado na área da segurançada informação e engenharia social.






























2 A INFORMAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES





Existem dois principais grupos de organizações: O primeiro grupo é formado pelas organizações que, de uma forma geral, estão inseridas em algum contexto de negócio e que, portanto, buscam atingir lucros. O segundo grupo de organizações é aquele em que,de um modo geral, estas são ditas sem fins lucrativos. Com ou sem a presença da finalidade do lucro, os dois grupos de organizações precisam de informação. Tonsig (2008)


Por muito tempo as organizações de um modo geral direcionavam as atenções para a importância do capital e da força de trabalho produtivo, no entanto cada vez mais, o cenário se modifica, apontado para uma perspectivavoltada para a informação e o conhecimento como estratégia empresarial frente a um mercado cada vez mais produtivo e competitivo. Meirelles (1994)


A informação permeia toda a organização, apoiando seus processos de diversas formas, em diversos meios. É possível encontrar a informação em forma escrita ou impressa, armazenada em grandes arquivos de aço, ou eletronicamente em discos ou...
tracking img