Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


De cima para baixo e da esquerda para a direita: Desembarque aliado nas praias da Normandia no Dia D, o Congresso Nazi de Nuremberga em 1936, os portões do campo de concentração nazi de Auschwitz, bombardeamento nuclear de Nagasaki, soldados soviéticos penduram uma bandeira soviética no Reichstag em Berlim.



A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) opôs os Aliadosàs Potências do Eixo, tendo sido o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade. As principais potências aliadas eram a Grã-Bretanha, os Estados Unidos, a China, a França e a União Soviética — que compunham os Aliados —, e a Alemanha, a Itália e o Japão — que por sua vez perfaziam as forças do Eixo. Muitos outros países participaram na guerra, quer porque se juntaram a um doslados, quer porque foram invadidos, ou por haverem participado de conflitos laterais. Em algumas nações (como a França e a Jugoslávia), a Segunda Guerra Mundial provocou confrontos internos entre partidários de lados distintos.

O líder alemão Adolf Hitler, Führer do Terceiro Reich, pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas da suposta superioridade alemã, naexclusão — eliminação física incluída — de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus, os ciganos, deficientes físicos e homossexuais; na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.

Tanto a Itália como o Japão entraram na guerra para satisfazer os seus propósitos expansionistas. As nações democráticas (como aFrança, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América) opuseram-se a estes desejos do Eixo. Estas nações, juntamente com a União Soviética, após a invasão desta pela Alemanha, constituíram a base do grupo dos Aliados.

Causas da Segunda Guerra Mundial

A assinatura do tratado de paz no final da Primeira Guerra Mundial deixou a Alemanha humilhada e despojada de suas possessões. Perdeu seusterritórios ultramarinos e, na Europa, a Alsácia-Lorena e a Prússia Oriental. Os exércitos aliados ocuparam a região do Reno, limitaram rigorosamente o tamanho do Exército e da Marinha alemães, e o seu país foi obrigado a pagar indenizações pela Primeira Guerra Mundial que logo provocaram o colapso de sua moeda e causaram desemprego em massa.

Causas subjacentes
Nacionalismo: Uma das causas mais fortesteria sido o nacionalismo, fonte das agressões da Alemanha, Itália e Japão. Os regimes fascistas existentes à época nestes países foram sendo construídos com base num sentimento nacionalista. Adolf Hitler e o Partido Nazi usaram o sentimento nacionalista, na altura bastante explícito na sociedade alemã ,de maneira eficaz. Na Itália, a idéia da restauração de um Império Romano era atrativo paramuitos habitantes desse país. No Japão, o nacionalismo, como sentimento de sentido de dever e honra, dedicado especialmente ao imperador, tinha já séculos de prevalência.
Militarismo.
Disputas territoriais
Causas na Europa
Tratado de Versalhes: O tratado pode ser visto como a causa mais importante indiretamente para o início da guerra. Culpando apenas a Alemanha e os seus Aliados pela PrimeiraGuerra Mundial, o tratado impôs, além de intensos pagamentos por parte da Alemanha aos Aliados, aplicando um forte golpe na economia do país e elevando a inflação à índices astronômicos, um irrecuperável sentimento de humilhação para os cidadãos alemães.
Primeira Guerra Mundial: Dito pelo então presidente Norte-Americano Woodrow Wilson, como a guerra para acabar com todas as guerras, não acabousendo bem assim, principalmente para a Alemanha, que buscava meios de se vingar das humilhações sofridas pela derrota. Como disse Winston Churchill, Essa guerra é, de fato, uma continuação da anterior.
Lebensraum: A preocupação primária de Hitler durante esse período foi com a necessidade alemã de Lebensraum, ou seja, espaço vital. Se o país devia passar de nação de segunda categoria para...
tracking img