Seg aud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IEsp- Instituto de Educação Superior da Paraíba |
ASD |
Desenvolvimento de Software Adaptativo |
|
|
20/09/2012 |

ASD foi desenvolvido por James Highsmith. Muitos dos princípios do ASD estão baseados nas pesquisas do Highsmith sobre métodos iterativos de desenvolvimento. O seu antecessor é o RADical Software Development. |

1. INTRODUÇÃO


A cadadia o mercado atual procura por novas tecnologias e meios inovadores para que o mesmo tenha um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. A grande necessidade de métodos mais ágeis e aptos a novas mudanças é a grande preocupação para o mercado, seja ele que atua no ramo de Desenvolvimento de Software ou em qualquer outro segmento.

Neste contexto, a busca por inovações demétodos ágeis e de total qualidade para o gerenciamento de software é o que torna o diferencial para as empresas, colocando-as em destaque em relação às outras no mercado competitivo.

Com o propósito de agilizar o processo de desenvolvimento de software e tornar seu gerenciamento mais rápido surgiu, em 2001, o Manifesto Ágil, cujo seus objetivos são justamente atender as inovações contínuas,adaptabilidade de produtos, entregas com cronograma reduzido, adaptabilidade do processo e das pessoas e por fim resultados confiáveis.

.
2. História
O ASD (Adaptive Software Development) foi proposto por Jim Highismith como uma técnica para construção de sistemas e software complexos. Muitos dos princípios do ASD estão baseados nas pesquisas do Highsmith sobre métodos iterativos dedesenvolvimento. O seu antecessor é o RADICAL Software Development. O Asd possui como filosofia a concentração na colaboração humana e na auto-organização da equipe.
2.1 Jim Highismith
Jim Highsmith é consultor executivo, e tem mais de 30 anos de experiência como gerente de TI, gerente de produtos, gerente de projetos, consultor e desenvolvedor de software. Recebeu o prêmio internacionalStevens Award 2005 por suas contribuições excepcionais para o desenvolvimento de sistemas.
Possui Clientes no mundo inteiro (Microsoft, Nike, Nextel, Landmark) e muitas outras no Canadá, Nova Zelândia, Irlanda, Polônia, Índia. Co-autor do Manifesto Ágil, membro-fundador da Agille Alliance, co-autor da Declaração de Interdependência para líderes de projeto e co-fundador e primeiro presidente da AgileProject Leadership Network.

Highsmith vê o planejamento como um paradoxo em um ambiente adaptativo, uma vez que os produtos são naturalmente imprevisíveis. No planejamento tradicional, desvios dos planos são enganos e devem ser corrigidos.
 
3. Desenvolvimento de Software Adaptativo (ASD)

3.1 Características
ASD (Desenvolvimento de Software Adaptativo) foca principalmente nosproblemas em desenvolvimentos complexos extensos. O método incentiva o desenvolvimento iterativo incremental (IID), com constante prototipação.
O objetivo é proporcionar uma ferramenta que oriente os projetos para prevenir falhas que possam tornar-se um caos, sem tirar a emergência e a criatividade.
Não possui muitos detalhes, de como as coisas são feitas, pois somente esboça as oportunidades quea equipe de desenvolvimento tem que levar em conta. ASD e a sua filosofia não colaborativa e não prescritiva podem dificultar o seu emprego em desenvolvimentos grandes, críticos e relativamente estáveis
3.2 Propriedades
-Orientado a missões (Misson-driven): Atividades são justificadas através de uma missão, que pode mudar ao longo do projeto
-Baseado em componentes (Component-based): Construiro sistema em pequenos pedaços
-Iterativo (Iterative):Desenvolvimento em cascata (Waterfall) só funciona em ambientes bem definidos e compreendidos. O ASD possui foco em refazer do que fazer corretamente já na primeira vez
-Prazos pré-fixados (Time-boxed): Força os participantes do projeto a definir severamente decisões do projeto logo cedo.
-Tolerância a mudanças (Change-tolerant): As...
tracking img