Sedentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sedentarismo
Sedentário é aquele que anda ou se exercita pouco; inativo. Sedentarismo é a queima de menos de 2200 calorias por semana em atividades físicas ou a prática de atividade física leve pormenos de 30 minutos diariamente.

Trata-se de um comportamento, entre outras coisas, induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna, provocando o desuso dos sistemas orgânicosfuncionais.

Desde a época em que o homem habitou as cavernas, na pré-história, a
civilização passou por três grandes ondas de sedentarismo:
- A primeira delas, há 10 mil anos, com o surgimento daatividade agrícola exercida em território ou sede fixa, daí o termo sedentário.
- A segunda onda foi por volta de 1750, na Europa, com o advento da máquina a vapor e a conseqüente Revolução Industrial,que substituiu gradativamente o trabalho braçal pela mecanização das tarefas de produção.
- A terceira foi a partir de 1950, com a explosão da bomba atômica, marco do início da era tecnológica, queampliou a mecanização de outras tarefas cotidianas domésticas.

Pesquisas revelam que nos Estados Unidos morrem mais pessoas por ano
em decorrência do sedentarismo do que por álcool, armas de fogo,acidente
automobilístico, drogas ilícitas e doenças sexualmente transmissíveis, juntos.
Para reverter este quadro, nada mais bacana que a atividade física. Numerosos estudos contribuem para que elaseja considerada um dos fatores estimulantes da saúde, diminuindo os riscos das pessoas desenvolverem algumas condições patológicas.de lazer, transporte e locomoção.
O tempo cobra do corpo um preçoalto.
A partir dos 30 anos, o metabolismo fica mais lento, a capacidade pulmonar diminui, coração e vasos sanguíneos perdem elasticidade. Ossos e articulações tornam-se mais frágeis, o que mais tardepode comprometer a mobilidade e o bem-estar. Combater de maneira eficaz os efeitos da idade é um dos grandes desafios da medicina. Para os especialistas, o recurso que mais se aproxima de um elixir da...
tracking img