Secretariado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vamos falar mais um pouco sobre este tema que causa dor de cabeça em alguns só de pensar: redação. Já falamos sobre a escrita em “escreva melhor”, mas seja em vestibulares, concursos ou seleções de emprego, ela nunca sai de moda, e por isso, não temos como escapar dela. Acompanhe nossas dicas para criar textos claros e eficazes, para o mercado de trabalho ou para o ambiente escolar.
1- Cuidadocom a gramática!
Muitos pensam que o fato de não cometer erros de português já garante uma redação nota 10.  Mas a coisa não é bem assim: escrever corretamente não é considerado uma habilidade, mas sim umaobrigação! Antes de uma meta, é um pressuposto. Quem examina redações em concursos, vestibulares e processos seletivos tende a supor que o redator seja capaz de conhecer e reconhecer a linguagem,sabendo utilizá-la para comunicar-se em diferentes situações, conforme a exigência do contexto. É preciso saber acentuar, concordar verbal e nominalmente, utilizar conectivos, pronomes e verbos. È interessante evitar expressões do tipo “eu acho”, “eu penso”, “quem sabe”, pois mostram dúvidas e podem colocar em risco sua credibilidade. Acima de tudo, é preciso usar uma linguagem simples, que nãoexija do leitor esforço de decifrar colocações complicadas. Torne as frases leves e curtas, sendo claro, seguindo a ordem direta e apresentação do assunto, sem inversão de dados e de opiniões.
Dica: Para tudo isso, é necessário uma dose de leitura diária!
2 – Cerque-se de fontes!
Uma boa redação é muitas vezes aquela em que se soube manejar uma coletânea de textos de apoio, mas fazendo isso comsabedoria, sem simplesmente copiar as informações. Textos devem ser usados como referência para que se possa encaminhar a própria produção, e não como uma fonte de trechos para se copiar. Consultar diferentes fontes, entender as ideias que provêm delas, e produzir o texto de acordo com os limites impostos pelas informações que você buscou é um exercício importante, pois pode dar segurança equalidade aos nossos textos.
3- Busque um raciocínio lógico
Para que uma redação seja considerada nota 10, deve apresentar ideias que permitam ao leitor uma compreensão exata do que se pretendeu escrever. Cabe ao redator dar um caminho ao raciocínio, criando um sentido entre as etapas da redação que está construindo; sempre com muita atenção para manter a estrutura e o tema solicitados pela propostade produção textual.
Tenha cuidado para organizar os parágrafos, agrupando as frases de acordo com o conteúdo expresso por elas. Desta forma, a leitura torna-se mais clara e sem dispersão. Outro fator importante na composição do raciocínio é a presença de um bom vocabulário: evite a repetição de palavras e procure usar sinônimos para evitar a repetição de palavras. Com os conectivos, por exemplo,ao invés de utilizar “mas” ao longo do texto todo, procure usar palavras que cumpram a mesma função e tenham o mesmo sentido, como “porém”, “entretanto”, “contudo”.
4- Concilie tema e proposta
Seja qual for a sua opinião sobre o tema proposto, simplesmente a defenda. Busque ser sensato(a) e evite radicalismos e

pontos polêmicos. Leia atentamente o que é proposto, avalie os conceitos que tem eos argumentos que tem para defendê-los. É importante lembrar que, muitas vezes, o tema exige um senso de observação aguçado, pois em alguns casos, é preciso interpretar a proposta de redação, que não apresenta-se explícita. Temas “filosóficos” e “comportamentais” tendem a ser mais complexos, exigindo, portanto, maior atenção.
5 – Recorra aos esboços
Textos que não passam por um projeto préviosão os que mais costumam apresentar problemas. Mas o que seria um projeto de texto? É projetar aquilo que se vai escrever: limitar o texto às exigências do público que lerá o texto, balanceando com o que se sabe e pode trabalhar. Assim, no caso dos textos argumentativos, o primeiro passo é elaborar sua tese, a ideia que vai ser exposta e defendida. Em seguida, buscar as argumentações, que devem...
tracking img