Sebrae postos de gasolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL


CORTE E DOBRA DE AÇO PARA ARMADURAS DE EDIFÍCIOS
PROCESSOS E INDICADORES
TRABALHO DE QUALIDADE NA GESTÃO

CURITIBA
2013

1. INTRODUÇÃO

Poucos são os países cuja cultura de utilização do concreto armado na construção civil é tão forte quanto no Brasil.Estima-se que anualmente são consumidas 11 bilhões de toneladas de concreto, o que dá, segundo a Federación Iberoamericana de Hormigón Premesclado (FIHP), aproximadamente, um consumo médio de 1,9 tonelada de concreto por habitante por ano, valor inferior apenas ao consumo de água. No Brasil, o concreto que sai de centrais dosadoras gira em torno de 30 milhões de metros cúbicos. (IBRACON).
Sendo oconcreto armado uma composição de concreto e armadura para melhor desempenho da estrutura aos esforços solicitantes, podemos afirmar que a armadura tem papel fundamental nos projetos de engenharia.
É necessário que a armadura das vigas, lajes e pilares atendam às especificações de projeto em comprimento, diâmetro, tipo e classe do aço utilizado, por isso o processo de corte e dobra de armaduras para aconstrução de edifícios se faz tão importante.

2. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é mapear as etapas de corte e dobra do aço para armaduras em um fluxograma, baseado na visita técnica realizada à empresa CCA, avaliar o processo com base em indicadores de desempenho sugeridos pelo grupo autor deste trabalho e sugerir melhorias para tornar o processo mais eficiente e com menos desperdíciode recursos.

3.METODOLOGIA

Primeiramente, foi sugerido um fluxograma resultado de um brainstorm realizado pelos estudantes sobre as etapas de corte e dobra do aço, antes de o processo ser avaliado presencialmente.
Foram relacionados possíveis indicadores de desempenho para avaliar o processo quanto ao atendimento à qualidade produtiva do processo.
Em seguida, foi realizada uma visitatécnica a uma empresa especializada na atividade e prestadora de serviços às construtoras de Curitiba, onde foram coletados dados, imagens e vídeos para melhor ilustrarem o processo.
O fluxograma real foi anotado para comparações com o sugerido em primeiro plano. Por último, o processo de corte e dobra da empresa CCA foi avaliado conforme indicadores de desempenho estabelecidos à priori, as principaiscausas de uma não-conformidade observada foi levantada e analisada segundo metodologia do Diagrama de Ishikawa e algumas melhorias foram propostas.

4. MAPEAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO

4.1 FLUXOGRAMA PRIMÁRIO

FIGURA 1 - FLUXOGRAMA PRIMÁRIO RESULTADO DE BRAINSTORM

4.2 INDICADORES DE DESEMPENHO

Os indicadores de desempenho sugeridos para avaliação do processo de corte e dobra de açosão:

* Toneladas de aços processadas por dia;
* Número de entregas no dia;
* Tempo de carregamento do caminhão;
* Leadtime entre pedido e entrega;
* Número de obras atendidas simultaneamente;
* Horas Extras;
* Estoque e Lote econômico;
* Atrasos;
* Acidentes de trabalho;
* Sobra de material;

4.3 VISITA TÉCNICA

A visita técnica para análise do processode corte e dobra do aço foi realizada no dia 28/03/2013 às 15:00, na fábrica da CCA Belgo Pronto (Comercial Curitibana de Aço e Ferro), localizada no município de Curitiba.
Primeiro, houve uma conversa com o engenheiro responsável Frederico, ele nos explicou como é o processo de produção da empresa e como funciona a relação entre a CCA e a fornecedora Arcelor Mittal, de quem são os principaisclientes. Logo após, fomos conhecer o escritório que registra todos os projetos que chegam para realização e onde são processadas as etiquetas que são liberadas para a produção.
Depois de entendido o processo administrativo, visitamos os galpões onde são cortadas e dobradas as barras de aço. A fábrica atualmente consta com dois espaços distintos para a execução dos trabalhos. Em cada um deles...
tracking img