Como abrir um posto de gasolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=1334&%5E%5E
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS |
|
| Nos últimos tempos os postos de combustíveis estão se tornando uma verdadeira central de apoio para os clientes, ou seja, estão deixando de lado aquela visão de ser apenas um ponto de abastecimento.

Numa versão mais moderna os postos de abastecimento estão cada vez mais avançados, agregandodiversos serviços e com uma completa infra-estrutura para atender às necessidades dos clientes.

Há algum tempo, os postos de gasolina faziam parte de um setor listado como de segurança nacional. Era a época dos governos militares e o governo definia tudo, o preço de venda, a quantidade que podia ser fornecida pela distribuidora e até o horário de funcionamento. Em compensação, não haviaconcorrência, pois ninguém podia abrir um posto onde bem entendesse. O candidato tinha que obter uma difícil concessão e a localização era pré-determinada, para evitar proximidade e concentração. Na hora de renovar o contrato com a distribuidora, tudo corria a favor do dono do posto.

De repente, tudo mudou, veio a desregulamentação e o número de postos de gasolina, nos últimos cinco anos, triplicou.Lançados à concorrência, seus proprietários viram as margens de seu negócio baixar rapidamente. Se, de um lado, se beneficiaram com a concorrência entre os fornecedores (com o aparecimento de novas distribuidoras), os postos têm, agora, que disputar sua própria clientela e fazer contas em centavos.

Para quem deseja entrar nesse mercado, conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eporquê compram, como e quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso de seu negócio.

Na vida, a gente sabe que é nas adversidades que surgem as oportunidades. Com as empresas não é diferente: a maioria das empresas bem sucedidas algum dia enfrentou a adversidade e adotou a mudança como alternativa de sobrevivência naquele momento, parahoje oferecer oportunidades e apresentar-se como ameaça ao concorrente.

Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar arenda, idade, classe social dos futuros consumidores do produto que sua empresa irá "vender".

Localização
Considerado um dos fatores de extrema importância neste empreendimento, é aconselhável que o empreendedor faça uma análise das potencialidades do local escolhido, tais como: tráfego, acesso, possibilidades de crescimento demográfico do comércio das imediações, etc.

As atividades econômicasda maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de seu posto de combustível.

Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 900 m², se localizado numa região urbana.

Já os postosrodoviários precisam de, pelo menos, 5.000 m², pois deverão contar com grandes coberturas, estacionamento amplo para caminhoneiros, banheiros confortáveis com chuveiros, churrascaria, lanchonete e até hotel.

Equipamentos
Os equipamentos implementados dependerão substancialmente a estrutura que vai ser montada. Vai variar de acordo com o processo e mecanismo de trabalho adotado. Um projeto básicocertamente contará com:

- Tanques subterrâneos para armazenar combustíveis
- Bombas e filtros de combustível
- Compressores de ar para alimentação de elevadores
- Balança de ar
- Equipamento de lubrificação e limpeza em geral
- Calibrador de pneus
- Mangueiras e máquina de troca de óleo
- Equipamentos de lubrificação, com graxarias, pneumáticas, pistolas de pulverização, braços giratórios,...
tracking img