Se voce finge que ensina eu finjo que aprendo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WERNECK, Hamilton. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. In: Hamilton Werneck, Petropólis/RJ: Ed. Vozes, 1992.

Os pontos principais deste livro são as colocações sobre os aspectos básicos do processo de educação, e os aspectos da pressão social exercida pelos familiares que rodeiam a classe envolvida em educação.
Sua abordagem primordial é sobre a pedagogia do fingimento que atingeo Brasil, não só no aspecto educacional, como no aspecto político, social, e econômico. 
Esta resenha pretende ressaltar de forma precisa a idéia central do autor, que é a teoria do fingimento que cerca a classe educacional do país e em que isso influi no meio social.
Em primeiro: "Fingindo ensinar, aprender, trabalhar e pagar", nas páginas 13 a 20, ressaltar a teoria do fingimento na suadefinição mais abrangente. Um jogo de interesses onde professor finge ensinar e trabalhar e alunos fingem aprender. Onde entra o governo da nação "fingindo" pagar os servidores públicos.
Isso cria um circulo vicioso de fingimento que alerta todos os aspectos da sociedade brasileira, que sua vez, finge viver bem, sendo que, na realidade acomodou-se apenas em fingir.
Em continuação a discussão, o pontoseguinte: "Fingindo Educar os Filhos" (p. 21 a 24), ressaltas as conseqüências o fingimento brasileiro na classe média principalmente, quanto á educação que receberam os adultos e a educação que receberam os adultos e a educação dada aos seus descendentes.
Os pais enganam-se tentando dar todo o melhor possível aos filhos, para que os mesmos não venham a sofrer o que eles sofreram quando jovens. Oque não vem a ser responsabilidade.
Hoje, um pai ensinar um filho a ser responsável, ou algo parecido para que se tone responsável pelos seus atos, é noticia, com furo, em jornais e televisão do país.
Procurando um campo mais político, o terceiro ponto: "fingindo ser imparcial" (p. 25 a 28), abre uma discussão sobre política nas escolas como fator influenciador de uma sociedade. Quando o que seespera de uma sociedade democrática é que na escola o campo seja aberto para novas ideologias.
Porém, as escolas brasileiras, funcionam de forma antidemocrática e politicamente incorreta. As escolas são influenciadas pelo sistema político e funcionam aprovando e inserindo a política dentro do estabelecimento. Isso acaba vetando a democracia na escola e o surgimento de novas ideologias que nãosejam simpatias a ideologia burguesa dominante.
O fingimento sócio- político de fazer a cabeça dos alunos "(p. 29 a 35) retrata os meios de imposições dos sistemas político dentro das escolas. A começar pelo programa educacional que são elaborados pelo próprio governo sem normas preestabelecidas para o resto do país e impondo sua ideologia em todas as escolas.
Abre assim as portas para umadiscussão sobre o próximo ponto: "Fingindo ser político sério" (p. 36 a 38). Uma visão ampla sobra à raiz do problema de fingimento no Brasil.
As escolas sempre fizeram a cabeça dos alunos de acordo com a classe dominante. Foi dessas escolas que os políticos de hoje saíram ontem. Uma formação fingida, depende delas, por isso, para que nela se formem cidadãos críticos para escolherem melhor seusrepresentantes.
Sem a manipulação exercida com ajuda das escolas os alunos podem ser mais abertos a novos horizontes, podem ser homens pensantes, críticos e politizados. E assim saberão ser decisivos na busca na busca do que querem, até mesmo dentro das escolas.
"Avaliação fingida" (p. 42 a 45) é um ponto onde se coloca um fingimento de professores e alunos na hora da avaliação. Um professor que fingetudo um período, que ensina os alunos, não podem cobrar o que só finge ter ensinado.
Por sua vez, os alunos que passam o tempo todo fingindo que aprenderam algo que não lhes foi ensinado, não tem noção do que séria, realmente necessário, que se aprende.
Há ainda quantitativa da avaliação qualitativa. Isso depende muito dos métodos de avaliação usados pelo professor. De acordo com seus métodos...
tracking img