Uma aula mais dinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.nead.unama.br/site/index.asp?pag=segunda&pagg=coluna&ida=62&idc=1







Uma aula mais dinâmica e interessante

Posted on 29 29UTC junho 29UTC 2008 by Zailda Coirano| 16 comentários
Fiz uma vez um curso com um pedadagogo e ao final tínhamos que dar uma aula que era gravada, e depois assistíamos ao vídeo. Foi um pavor. Concluí que se eu fosse minha aluna, iria antipatizarcomigo mesma de cara.

Claro que o conhecimento da matéria é importante, bem como todo o seu preparo para ensinar. Mas como tudo na vida, a “roupagem” com que você apresenta tudo isso também é muito importante. Já vi professores sensacionais darem aulas horrorosas, chatas e arrastadas, e em quinze minutos já estavam todos os alunos bocejando.

Se isso já aconteceu com você, talvez seja porqueestá deixando de lado um dado muito importante, que é a forma com que você apresenta a matéria. O fator exterior ajuda muito, mas também pode botar tudo a perder. Por mais saborosa que seja uma lazanha, ninguém irá querer provar se tiver aparência de lavagem.

Alguns professores se dão ao luxo de ir para o trabalho vestindo andrajos, e é claro que com o salário que ganhamos não dá pra investir muitona aparência, mas pode ter a certeza de que será a primeira coisa avaliada pelo seu aluno. O professor deve se vestir da forma mais neutra e “clean” possível, nada de botons políticos ou camisetas de time. Seu aluno precisa se identificar com você e um aluno roqueiro não vai simpatizar de cara com um professor emo.

A roupa deve ser sobretudo confortável para que você possa se movimentar àvontade para aproximar-se de todos os seus alunos. Não acredito em aulas com um professor estático e de fala monótona. O professor deve transmitir entusiasmo aos alunos, não só na voz como em toda a sua postura.

Por falar em postura, aproveite para ajeitar a sua, fique ereto, de cabeça levantada e quando falar olhe nos olhos dos seus alunos, isso transmite confiança e eles não vão questionar o quevocê explicar.

Fale com voz clara e varie a entonação porque uma voz monótona dá sono e faz a mente dos alunos divagar por outros assuntos que certamente não têm nada a ver com o que você está falando.

Enquanto explica, aponte alunos e faça perguntas para checar até que ponto eles estão acompanhando o que explica. Isso também os mantém atentos porque a qualquer momento podem ser solicitados.Quanto mais eles participam da aula, mais se sentirão responsáveis pelo aprendizado.

Não dê broncas públicas em alunos que estão conversando, simplesmente escolha-os para as suas perguntas. Em breve eles irão perceber que não é uma boa política conversar durante a sua aula.

Faça gestos e dê exemplos que façam parte da vida de seus alunos. Procure conhecê-los bem para adequar o que ensina àrealidade que vivem e aos círculos que freqüentam, assim eles verão um uso prático para o que você ensina e aprenderão com maior facilidade.

Dê e peça exemplos aos seus alunos. Olhando nos olhos deles você perceberá os que já entenderam e poderá solicitá-los para que acrescentem seus pensamentos e reflexões a respeito do tópico em pauta.

Quando terminar um assunto procure fazer com elesalgum tipo de atividade que os faça usar o que aprenderam. Dê tarefas criativas, onde eles tenham que acrescentar algo pessoal e não exercícios puramente de repetição.

Se possível, dê uma aula na frente do espelho ou filme-se dando uma aula. Use sua auto-crítica para corrigir o que achar que não está de acordo com o que seus alunos esperam de você.

Não “pare no tempo”, procure sempre novoscaminhos para atingir seus objetivos. Leia muito, pesquise na internet, cada aula deve ser uma descoberta e não uma sucessão de chatices intermináveis. Seus alunos agradecerão e certamente apresentarão um rendimento muito melhor.

(zailda coirano)

COMENTÁRIOS

1. Messias | 30 30UTC novembro 30UTC 2009 às 13:15 |
Quando cursei o ensino médio, trabalhava de manhã e de tarde. Do serviço ia...
tracking img