Se quiser experimentar deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SE QUISER EXPERIMENTAR DEUS

São Bento entende o monge como alguém que verdadeiramente busca a Deus. Por isso o monge pode ser entendido como a quintessência, o modelo de ser humano que procura Deus.
Segundo São Bento, o jovem monge deve ser rigorosamente examinado “si reverá Deum quaerit – se realmente ele procura a Deus”(Regra de São Bento 58,7). O monge não é alguémque já tenha encontrado Deus, mas sim alguém que o procura durante toda sua vida. O monge procura a Deus porque antes Deus o procurou. No prólogo da regra que escreveu aos monges, Bento descreve Deus como aquele que em meio à multidão procura seu operário. Procurar Deus, portanto, significa sempre de novo a perguntar por ele. O ser humano é aquele que continuamente faz perguntas. Que não dá porsatisfeito com nenhuma resposta. Somente Deus poderia ser a última resposta à sua pergunta.
Mas o que aqui conhecemos sobre Deus ainda não é o verdadeiro Deus. Desta forma, justamente na caminhada espiritual, sempre temos que continuar a perguntar. O que quer dizer aquilo que chamamos de Deus? O que é realmente experiência de Deus? O que dizem os dogmas? O que fazemos quando celebramosa eucaristia? O que significa ressurreição ou o que significa encarnação de Deus? Criamos apenas imagens de Deus ou buscamos o verdadeiro Deus? Sempre de novo temos que voltar a perguntar, para reconhecermos Deus como aquele que unicamente nos pode dar a resposta que tranquiliza nosso coração.
A Bíblia louva aqueles que procuram a Deus: “Vós que buscais a Deus, cobrai ânimo”, diz-se noSalmo 69,33. E no Salmo 105 rezamos: “Exulte o coração dos que buscam o Senhor. Recorrei ao Senhor e ao seu poder, buscai sempre sua face!”(Sl 105,3s).
Buscar a Deus significa antes de tudo buscar a sua face. Mas como isso é possível? Jesus exige de nós que primeiro procuremos o Reino de Deus e sua justiça (Mt 6,33). E àqueles que buscam a Deus na oração ele promete que também o hão deencontrar (Mt 18,13). Nossa tarefa não é procurar sinais e milagres, mais procurar o próprio Deus, ou o Reino de Deus. Devemos procurar a Deus, que em Jesus Cristo está à busca do ser humano.
O monge é alguém que farejou os vestígios de Deus. Nem sempre sua busca de Deus é um passeio. Ela o conduz através de espinhos e precipícios. Sempre de novo ele se fere pelo caminho. E não poucasvezes julga estar correndo em vão. Mas pode desistir, ele tem que farejar sua pista até encontrar Deus realmente. Nos últimos anos, infelizmente, a Igreja ocupou-se com muitos temas secundários, negligenciando a questão de Deus e a busca de Deus. Mas só quando na Igreja os seres humanos perceberem a sincera busca de Deus é que eles voltarão a deixar-se tocar.

Experiência de Deus no silêncio“Depois do fogo, veio uma brisa suave e amena. Quando Elias a percebeu, encobriu o rosto com o manto e saiu, colocando-se na entrada da caverna”(Rs 19, 12s). Nesta brisa suave e amena, na voz do silêncio, Elias se encontra com Deus. Deus mesmo é esta brisa. É ele mesmo que na brisa toca Elias. Mas Deus não se deixa prender. Elias esconde o rosto no manto. Não fixa Deus com os olhos. Pelocontrário, tem que fechar os olhos para estar inteiramente atento. Só assim pode sentir como o próprio Deus o toca e o acaricia com a brisa suave e amena. Mas Elias não consegue fazer uma imagem deste Deus.
Pode apenas concentrar-se no sentir, sem poder imaginar Deus concretamente. Quando está totalmente em si, envolvido no seu manto, sem curiosidade, só no sentir e no ouvir, Deus vem ao seuencontro. Mas Deus permanece na sombra. Ele não é visível. Não pode ser descrito. Podemos apenas insinuar por alto como Deus se mostra a Elias. Desta forma, um critério importante para uma autêntica experiência de Deus é que ela se dá no silêncio, e só se pode falar dela em meio a muita hesitação e insegurança. Elias não sente nenhuma necessidade de vangloriar-se de sua experiência de Deus. Ele...
tracking img