se el

Páginas: 6 (1420 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014
SER E TER
Nicholas Philibert, Être et avoir, França, 2002
Muito se escreveu sobre Ser e Ter, tanto do filme em si como de seus efeitos, mas sem passar do caráter descritivo. Sabe-se que o professor, George Lopes, "protagonista" da narrativa centrada em uma sala de aula no interior da França, processou os produtores. Diante do sucesso inesperado de bilheteria, cobrou um cachêgigantesco (de 250 mil euros) reivindicando co-autoria por, em seu entender, ser tema e ator do relato documental. Perdeu na Justiça. Essa batalha legal poderia motivar artigos pertinentes sobre a questão do lucro com a imagem em filmes não ficionais já que pouco se discutiu a esse respeito. Já quem se dispôs a discutir as próprias imagens, indo além das costumeiras resenhas cheias de adjetivos empregadospara definir a poesia das situações mostradas, tendeu a acusar o diretor por não ter feito, em última instância, o documentário que gostariam de ver na tela. Ser e Ter é uma reunião de fragmentos da relação entre um professor e seus alunos, esses em idades e estágios diferentes de escolaridade, que nos mostra um pouco do método de ensino e de quem são as crianças. Nada mais que isso está lá. Nadamais que isso é pretendido, se nos basearmos apenas em evidências.

A maior pretensão do filme, pode-se dizer pelo que se pode ver, é cumprir um desafio proposto: buscar a intimidade e a autenticidade daqueles personagens em frente à câmera, tentando transformar o invasivo aparato cinematográfico em um olho que, mesmo inteferindo no ambiente e na atitude das pessoas, consegue captar algunsinstantes de verdade como se nem estivesse ali, e não porque está ali, como são os casos dos filmes de Eduardo Coutinho e Jean Rouch, para ficarmos em dois exemplos conhecidos. Pouco se escreveu sobre esse aspecto para, em vez de analisar as imagens pelo que elas nos permitem ver, cobrar do resultado um painel sobre o sistema educacional francês, acusando o diretor Nicholas Philibert de ter, ao optarpor aquela escola específica, maquiado imperfeições da realidade com uma realidade postiça - como se a escola e as situações filmadas não existissem, ao menos durante a filmagem. Houve até quem atribuísse ao filme um saudosismo de uma França às antigas que foi associado ao dos eleitores do símbolo da direita contemporânea Jean Marie Le Pen.

Nada nas imagens oferece indício de que a escolafilmada seja um sintoma de estrutura, ou um exemplo de um sistema a ser seguido, limitando-se a ser um cenário com rico potencial em particularidades (gente de cidade pequena, um professor exigente com método rigoroso de formação cívica-moral, relações familiares que, de alguma forma, são refletidas na sala de aula). Particularidades que, filmadas e editadas, dão cinema - e impõem dificuldades para sefazer o caminho do real para sua narração audio-visual. É nesse processo de buscar o íntimo de um lugar público que reside as facetas mais interessantes de Ser e Ter, e também na forma com que o diretor expõe as crianças (exposição gerada pelo professor) e as mostra ocasionalmente em suas fragilidades, e constrangidas. Uma é exibida às lágrimas, outra não abre a boca e ganha o rótulo deproblemática, há ainda um pequeno encrenqueiro, também reduzido a esse estigma.

Percebemos em alguns momentos como a câmera pode coagir e inibir reações. Também vemos como o professor pode ser excessivo em sua missão de mediador da comunidade mirim. Ele assume o papel de autoridade que deve criar limites, dar o exemplo e expor as regras da vida em sociedade, com as obrigações e proibições decorrentes,mas limita o espaço de construção de relações das crianças. Na função de Estado em micro-esfera, ele media uma briga entre dois alunos - interroga-os, tenta extrair deles confissões, como se estivesse em uma dupla instância, a do banco dos réus e do divã, sem lhes permitir resolver o caso entre eles. No fim do interrogatíorio psicanalítico, é impossível não colar na imagem dos dois uma tarja de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • el nino el nina
  • El Greco
  • El ecoturismo
  • El niño
  • El ansari
  • El metodo
  • El Metodo
  • El compromiso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!