Sdsds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO EXISTENTE EM TRECHOS DA AVENIDA BERNARDO SAYÃO EM BELÉM-PA

Roberto Rosselini Ribeiro de Almeida(1)
Discente do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM.
Marcelo Correa dos Santos(2)
Discente do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores daAmazônia - IESAM.
Mario Antônio Oliveira(3)
Discente do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM.
Kennedy da Costa Castro(4)
Discente do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM.

Endereço(1): Av. Conselheiro Furtado, 4101 - Guamá - Belém - PA - CEP: 66073-160 - Brasil - Tel: (91) 32741833 - e-mail:Roberto_ma5@hotmail.com

RESUMO
Um ponto central na discussão do uso dos recursos hídricos refere-se à busca de alternativas do seu melhor aproveitamento, onde a questão das águas residuárias tem seu papel relevante. (PHILIPPI JR, 2005). Em nosso objeto de estudo, a Avenida Sayão, observa-se ao longo dos cursos d’água, habitações precárias, resultante do processo de exclusão social que torna essas áreasalvo da população de baixa renda, o que ocasiona o uso inadequado dos recursos hídricos, como o lançamento de esgoto in natura direto no corpo d’água, o que é prática comum entre os habitantes de áreas ribeirinhas. Logo, este tipo de comportamento por parte dos moradores coloca em risco a qualidade desses corpos hídricos.
No caso da Avenida Bernardo Sayão, objeto deste estudo, o problema centralé a avaliação do saneamento básico existente em trechos específicos previamente selecionados e estudados, identificando nos trechos estudados os principais problemas ambientais para a população, realizando um levantamento com a população do conhecimento sobre saneamento e identificando os tipos de doenças que já aconteceram no local pela falta de saneamwento, visto que é um local de residênciasirregulares. Este fato, por sua vez, ocasionava poluição das águas e retenção de seu escoamento gerando condições de insalubridade e alagamentos para a população das áreas adjacentes, além da problemática dos diversos resíduos sólidos lançados nos corpos d’água sem o devido tratamento prévio. (RIBEIRO, 2004).

PALAVRAS-CHAVE: Saneamento, Avenida Bernardo Sayão, Qualidade da água, questionário,problemas ambientais.

INTRODUÇÃO
Um ponto central na discussão do uso dos recursos hídricos refere-se à busca de alternativas do seu melhor aproveitamento, onde a questão das águas residuárias tem seu papel relevante. (PHILIPPI JR, 2005). No entanto, situações consideradas ''de risco'' podem ser evitadas com projetos em parceria com a sociedade, visando o bom aproveitamento dos recursos naturais.Talvez uma dessas alternativas viáveis à sociedade seja a aplicação de conceitos e práticas da Educação Ambiental, que pode ser definida como “um processo que consiste em propiciar às pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente, para elucidar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa, a respeito das questões relacionadas com aconservação adequada e utilização dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida, eliminação da pobreza e consumismo exacerbado.” (MININI, 2000).
Em Belém-PA, 75% da água consumida é oriunda do Rio Guamá (NINNI, 2010), que constantemente sofre com a falta de educação ambiental de seus moradores e de projetos públicos.
Este projeto sobre esta avenida tem como uma das principais metasconscientizar os moradores da Avenida Bernardo Sayão e verificar o saneamento existente na áera, visto que o problema central é a localização de habitações precárias, por ser um local de residências irregulares. Este fato, por sua vez, ocasionava poluição das águas e retenção de seu escoamento gerando condições de insalubridade e alagamentos para a população das áreas adjacentes, além da problemática...
tracking img