Scrum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS ÁGEIS

Juliano Vicente
juliano.vicente@gmail.com Prof. Pablo Schoeffel, Métodos Ágeis

RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar uma abordagem geral sobre métodos ágeis e suas diretrizes. Buscou-se principalmente utilizar opiniões próprias sobre o tema. Palavras-chave: Métodos Ágeis, XP, Scrum, Modelagem Ágil.

1

RESUMO O Hoje os sistemas desenvolvidos estão se tornandocada vez mais complexos e em

virtude disso um grande esforço é necessário para que se atenda a necessidade do cliente, com qualidade, dentro do prazo e com custos dentro do orçado. Não há uma fórmula mágica para atingir os objetivos anteriores e o Scrum, XP e Modelagem Ágil não tem a pretensão de ser a “solução de todos os problemas no desenvolvimento de software”. Esses métodos são conjuntos dediretrizes, que auxiliam e podem ser usadas em partes dependendo da realidade da empresa. Isso quer dizer que o que é bom para uma empresa pode não ser aplicável em outra em sua totalidade. Realidades diferentes requerem métodos diferentes. Então, entra a adaptação desses conjuntos de diretrizes para a necessidade e realidade da empresa. Outra confusão muito comum é pensar nos métodos ágeis nãogeram documentação, tornando os projetos um caos com falta de controle . O que ocorre é, a documentação existe mas é gerada com bom senso. Portanto, são gerados documentos que efetivamente valham a pena, que transmitam informação e não documentos que normalmente servem apenas para compor pilhas de papel. Mudanças sempre vão ocorrer mesmo que seja feita uma grande análise antes do início dodesenvolvimento do software. E justamente nesse ponto os métodos ágeis levam uma vantagem. Primeiro que análises que se propõem a prever tudo o que pode ocorrer tem custos bem elevados. E partindo da premissa que mudanças acontecerão ao longo do desenvolvimento independente da análise feita os métodos ágeis tratam melhor esses acontecimentos pois pregam o feedback e a entrega parciais constantes, fazendocom que as alterações necessárias sejam percebidas rapidamente e não só no termino do software/projeto.

Em 2001, dezessete especialistas reuniram-se para tratar de como melhorar seus projetos definindo assim nesse momento o termo “Métodos Ágeis”. Foi então que surgiu o “Manifesto Ágil”, documento que descrevia novas abordagens para velhos paradigmas. Esse manifesto tinha como propósito“Descobrir maneiras melhores de desenvolver software”, valorizando: - Indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas; - Software operante ao invés de documentações completas; - Colaboração do cliente ao invés de negociações contratuais; - Responder às mudanças ao invés de seguir um planejamento.

2

Métodos

2.1 Reuniões de Pé Nada mais é do que uma reunião diária de 15 minutos onde seaborta 3 assuntos: - O que você fez ontem? - O que você fará hoje? - Há algum impedimento no seu caminho? As reuniões em Pé ou Daily Scrum Meeting são voltadas para uma troca rápida de informação entre a equipe e também serve como uma forma de os integrantes assumirem compromissos Vantagens: Principal vantagem é disseminar o conhecimento. É importante saber se ouve algum problema em algum ponto ouse existe algo atravancando o avanço de uma tarefa por algum integrante da equipe. Como a reunião não tem o intuito de resolver problemas ou debater sobre eles é um meio rápido e eficaz de comunicação. Desvantagens Há poucas desvantagens em virtude do objetivo da reunião de pé ser bem claro.

Aplicação Creio que as reuniões de pé seriam interessantes de aplicar na empresa, pois a comunicação éainda uma deficiência e acaba-se por perder muito tempo em problemas já resolvidos ou enfrentados por outra pessoa da equipe. Além do mais, dizer o que vai ser feito no dia cria um compromisso perante os integrantes da equipe fortalecendo o comprometimento com o projeto.

2.2 Scrum Board (Task Board) O Scrum Board é o quadro com as tarefas (Task Board) A ideia principal é que as tarefas...
tracking img