Scrum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: Este artigo tem como objetivo mostrar o método ágil SCRUM, definindo processo para desenvolvimento de software com equipes pequenas e multidisciplinares. Dessa forma é possível conduzir um projeto sem sofrer grandes dificuldades por mudanças de escopo ao longo do desenvolvimento.

1 – Introdução
Scrum é o nome de uma das jogadas do esporte conhecido como Rugby. É uma das jogadasmais conhecidas do Rugby, onde os jogadores disputam a reposição de bola, e onde é necessária a participação de todos os jogadores do time atuando em conjunto no mesmo objetivo, sendo que se um deles falhar, todos falham. Este trabalho em equipe é bem caracterizado no framework do Scrum, por isso o seu nome.
Scrum é um processo ágil que permite manter o foco na entrega do maior valor denegócio, no menor tempo possível. Isto permite a rápida e contínua inspeção do software em produção (em intervalos de duas a quatro semanas).
As necessidades do negócio é que determinam as prioridades do desenvolvimento de um sistema. As equipes se autoorganizam para definir a melhor maneira de entregar as funcionalidades de maior prioridade. Entre cada duas a quatro semanas todos podem ver oreal software em produção, decidindo se o mesmo deve ser liberado ou continuar a ser aprimorado por mais um “Sprint”.
Inicialmente, o Scrum foi utilizado no gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo. Ao perceber melhores resultados com equipes pequenas foi implantado no desenvolvimento de softwares.

Quem usa o Scrum?

● Microsoft
● Yahoo
●Google
● Electronic Arts
● High Moon Studios
● Lockheed Martin
● Philips
● Siemens
● Nokia
● Capital One
● BBC
● Intuit
● Nielsen Media
● First American Real Estate
● BMC Software
● Ipswitch
● John Deere
● Lexis Nexis
● Sabre
● Salesforce.com
● Time Warner
● Turner Broadcasting


2 – Características do Scrum:

• Equipes que se auto-organizam
• O produto evoluiem uma série de “Sprints” mensais
• Os requerimentos são listados em um “Product Backlog”
• Não há prática de engenharia prescrita (o Scrum adequa-se a todas)
• Usa regras generativas na criação de um ambiente ágil para a entrega de projetos
• É uma das “metodologias ágeis”


O Scrum é um esqueleto de processo que contém grupos práticos e papéis pré-definidos. Ospapéis principais no Scrum, segundo Marçal (2007) são:
• O Product Owner ou dono do produto, basicamente o cliente, responsável por definir o que é o produto, quais as suas características, como e quais serão as funcionalidades do produto, suas prioridades e aprova ou não o resultado do trabalho desenvolvido. Como todo cliente possui a preocupação em obter o lucro com o produto desenvolvido. Definia data de entrega e quando necessário redefini as prioridades e as características do produto.
• O Scrum Master trabalha próximo ao Product Owner, tem a responsabilidade da aplicação do método, ele deve garantir que a equipe seja funcional e produtiva e acompanhar o que está sendo realizado, ajudar a equipe removendo todo e qualquer impedimento que possa ocorrer no desenvolvimento dosSprints, e também proteger a equipe de riscos e interferências externas e também o excesso de otimismo.
• A Scrum Team, também chamada de Equipe, é o conjunto de pessoas que possui a responsabilidade de desenvolver e entregar os Sprints realizados. Deve ter como características: ser disciplinada e auto-gerenciada, com atributos multifuncional e comprometidos com um objetivo comum. Geralmente sãoformados em pequenas quantidades.

Os artefatos SCRUM são as ferramentas básicas para se trabalhar com este modelo de desenvolvimento. Estes artefatos servem como guias e indicadores durante o processo. São divididos em três: Product Backlog, Sprint Backlog e Burndown Chart.

• . O Product Backlog é uma lista de itens que contem todas as funcionalidades organizadas por prioridade de...
tracking img